Guiacompleto:Comoescolherumatransportadora?

Entenda porque é importante escolher a transportadora certa e quais são os pontos que precisam ser levados em consideração na hora de avaliar uma empresa.

Se o proprietário de uma empresa decide expandir os seus negócios, uma das primeiras coisas que ele começa a questionar é: “Como escolher uma transportadora ideal para a minha empresa?Ele sabe que essa é uma escolha que deve ser feita corretamente uma vez que terá influência sobre os seus resultados, suas entregas e até mesmo sobre a satisfação do seu cliente.

Muitos ainda têm dificuldade na hora de escolher a empresa de transportes mais adequada e isso porque não conhecem à fundo os diferenciais que uma boa transportadora precisa ter.

Por isso, para ajudar nesse problema, a TW Transportes separou um conteúdo que aborda a importância de trabalhar com a melhor empresa de transportes e quais são as dicas para escolher uma transportadora com segurança. Ficou curioso para saber mais? Então não deixe de ler esse post!

 

Guia completo: Como escolher uma transportadora?

Por que é importante escolher a transportadora certa?

O transporte é uma das etapas mais importante dentro da empresa. Os serviços de entregas precisam ser realizados dentro do prazo e todas as mercadorias devem chegar intactas até a porta do consumidor. Portanto saber escolher a transportadora certa é uma decisão que vai determinar se a empresa terá sucesso e se estará, de fato, preparada para atender o mercado. 

No entanto, escolher uma transportadora nem sempre é uma tarefa fácil. O gestor ou o dono da empresa precisa levar em consideração uma série de fatores além que só o preço do frete

É preciso também considerar pontos importantes como, por exemplo, a reputação da marca, a composição da frota, se ela possui as certificações necessárias para realizar o transporte e uma série de outras questões que asseguram o bom serviço. 

A transportadora é quem irá representar a sua empresa no momento da entrega, então escolher corretamente é um passo extremamente importante para gerar valor e garantir a melhor experiência.

Quando a empresa não se preocupa em trabalhar com uma transportadora de confiança o sucesso de todas as suas operações é colocado em risco. Na maioria dos casos se o empresário buscar apenas o menor custo, ele pode estar abrindo mão da qualidade e, consequentemente, sair prejudicado. 

Uma transportadora experiente sabe que a entrega dos produtos é uma etapa crucial para o sucesso e por isso não deixa de investir em infraestrutura, tecnologia e qualificação. Os motoristas são bem preparados para atender o consumidor bem como para transportar os produtos com agilidade e segurança.

 

10 Dicas para escolher uma transportadora 

Agora que você já sabe qual é a importância de escolher uma transportadora com cuidado, que tal conferir algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar essa decisão?

 

1. Identifique quais são as necessidades da sua empresa

Sabe-se que uma empresa só consegue direcionar bem as estratégias e os investimentos quando ela sabe quais são as suas necessidades. 

Assim sendo, ter a visão clara sobre os objetivos da empresa e estabelecer qual é a demanda que precisa ser atendida são duas questões que podem facilitar a busca por uma transportadora que vai cumprir com as exigências.

Então, antes mesmo de começar a pesquisar qual é a transportadora ideal para o seu negócio, comece examinando as suas necessidades e determine qual é o tipo de serviço que você espera receber. Dessa forma ficará mais fácil de você avaliar qual é a empresa que pode atender às suas expectativas.

Precisa agilizar suas entregas, mas não sabe como fazer isso? Confira 3 dicas que vão ajudá-lo a otimizar ainda mais a entrega das suas mercadorias. 

 

2. Busque o máximo de referências

Depois que fizer uma análise sobre as necessidades do seu negócio, descubra quais são as transportadoras disponíveis no mercado. 

Busque referências para saber como é a reputação da marca, se ela cumpre com os prazos de entrega e principalmente quais são os trajetos que percorre. Também, como é a sua infraestrutura, se existem muitas reclamações quantos aos serviços prestados e quais são os segmentos que ela costuma atender. 

Enfim, junte o máximo de informação e comece a fazer uma análise mais detalhada sobre qual é a transportadora que se encaixa ao seu negócio.

 

3. Pesquise como anda a situação financeira da empresa

O que pode acontecer se você solicitar o serviço de uma transportadora e a mesma não possuir condições suficientes de arcar com os custos de transporte? Os seus produtos deixam de ser entregues, os consumidores ficam insatisfeito e você acaba tendo de lidar com uma série de reclamações por conta disso, não é mesmo? 

Antes de escolher a empresa no qual você vai confiar as suas mercadorias, pesquise como está a situação financeira dela e se existe transparência quanto às informações prestadas à população. Apesar de não parecer agora, deixar de realizar essa pesquisa pode acabar prejudicando todo o seu negócio no futuro.

 

4. Faça uma avaliação da frota

A frota será encarregada de realizar todo o transporte das mercadorias. Os veículos precisam chegar a tempo no destino e também devem ter capacidade suficiente para levar os produtos com o máximo de segurança. 

Então, quando for pesquisar a sua transportadora, verifique como estão as condições reais de cada caminhão. Se a empresa dispõe da quantidade mínima de veículos para realizar o transporte e principale como está o estado de conservação dos carros. 

Também verifique se a empresa se preocupa em manter a conservação de todos os ativos está em dia. As transportadoras que se preocupam em oferecer um bom serviço não vão correr o risco de ter parte da sua frota paralisada. Assim sendo,  sempre irão contar com veículos bem conservados e preparados para atender o cliente e o mercado com qualidade.

 

5. Verifique se a transportadora investe em tecnologia

Outra dica interessante é verificar se a transportadora trabalha com uma boa infraestrutura tecnológica. Hoje, investir em inovação e tecnologia é um diferencial importante que, além de otimizar os serviços de entrega, garante também mais segurança para todos os produtos.

Um dos exemplos mais conhecidos no transporte são os mecanismos de rastreamento de carga. Através dessa tecnologia é possível acompanhar o andamento das mercadorias pela internet ou até mesmo acessar as informações por meio de um aplicativo.

Na hora de escolher uma transportadora, opte por aquela que está sempre buscando inovar e aprimorar serviços. Que se preocupa em investir em tecnologia para otimizar as entregas, que quer garantir mais qualidade nos serviços e que busca melhorar a experiência dos seus clientes.

Não sabe como melhorar a experiência dos seus clientes? Veja, neste post, como conquistar os clientes com a entrega!

 

6. Busque informações sobre a segurança

Nas estradas nenhum veículo está livre de sofrer acidentes ou furtos. Existem casos de roubos onde as mercadorias são perdidas parcialmente e, no pior cenário, completamente. Assim sendo, certificar que a sua empresa de transportes oferece o máximo de segurança é um ponto extremamente importante para não acabar sendo prejudicado. 

Transportadoras que investem na proteção dos seus caminhões e motoristas fazem questão de assegurar que as mercadorias cheguem até o destino. Dessa forma assumem um compromisso em atender você, o mercado e o cliente da melhor forma possível. 

Quando for escolher a sua transportadora, verifique se a mesma investe em segurança e se possui instalado sistemas de rastreamento e monitoramento nos veículos. Essa é uma tecnologia que possibilita certificar que a carga está sendo protegida. 

Também vale verificar se a ela investe na segurança dos seus armazéns como, por exemplo, instalando câmeras, alarmes e principalmente contratando profissionais habilitados para realizar a proteção.

 

7. Saiba como funcionam os processos de logística da transportadora

Além dos investimentos em segurança, outro ponto que precisa ser levado em consideração na hora de escolher uma transportadora é verificar a forma com que ela realiza todos os seus processos de logística. Ou seja, se possui controle sobre os pedidos e produtos e também se as operações internas são otimizadas para cumprir com o planejado. 

Se você quer que o seu negócio tenha bons resultados, não deixe de trabalhar com uma transportadora que se preocupa em atendê-lo. Busque parceiros que valorizam a qualidade, a eficiência e que sobretudo não medem esforços para desempenhar os serviços dentro do prazo.

 

8. Verifique se a empresa possui as certificações para realizar o transporte

As certificações são registros indispensáveis para qualquer transportadora. Mostram que a empresa está qualificada para transportar determinados tipos de mercadorias e certifica que ela possui condições de desempenhar as suas atividades. Além do mais, que está regularizada perante a legislação fiscal, ambiental e transporte rodoviário.

Não saber se uma transportadora possui todas as certificações é o mesmo que depositar os seus produtos e a credibilidade da sua marca em mãos erradas. Então, se você está querendo melhorar os seus resultados ou garantir a segurança total das suas mercadorias não deixe de verificar se a empresa está mesmo regularizada.

Está em dúvida se está trabalhando com a empresa de transportes certa? Descubra, clicando aqui, 5  sinais que você precisa trocar de transportadora. 

 

9. Analise todo o time

Tão importante quanto pesquisar a reputação da empresa e se os veículos estão em boas condições, é certificar que os serviços de entrega estará sendo realizado por profissionais capacitados e experientes. De nada adianta se a transportadora tiver uma frota nova e os condutores não forem conscientes e nem estiverem à par de todas as responsabilidades. 

Uma empresa que se preocupa em atender bem o mercado faz questão de investir na contratação de bons profissionais, em treinamentos e capacitação. Ou seja, tudo para deixar a sua equipe de motoristas mais bem preparada para realizar as atividades. 

Por isso analise se os profissionais estão bem apresentados, se possuem conhecimento sobre os serviços e se são atenciosos com o público. Como são os responsáveis por realizar as entregas até o cliente é importante certificar que eles irão atendê-lo da melhor forma possível.  

Também, se os motoristas possuem experiência e se estão devidamente habilitados para realizar o transporte com o máximo de segurança.

 

Como escolher uma transportadora: o Guia Completo

É sempre bom avaliar a qualidade de atendimento da transportadora que você está pensando em contratar.

 

10. Analise a qualidade do atendimento 

Por fim, analise a qualidade do atendimento. Trabalhar com uma transportadora que oferece suporte desde o ínicio e que faz questão de solucionar todas as suas dúvidas e necessidades é fundamental. 

Imagine que a sua equipe de distribuição fez a contagem errada de produtos e um dos itens mais importantes deixou de ser enviado à transportadora, por exemplo. A saída da frota está marcada para dentro de duas horas e você não consegue entrar em contato com a empresa para acrescentar essa mercadoria. 

O que acontece? 

Por consequência do atraso o seu cliente fica insatisfeito com o seu serviço. Além disso você ainda têm de arcar com outros custos para transportar esse produto. Então, já pensou em todos os prejuízos? 

Saber que a sua transportadora está 100% focada em atender as suas necessidades, e que não vai deixar de ajudá-lo em momento algum é um alívio enorme para qualquer empreendedor. Ao escolher a empresa de transporte ideal, priorize aquela que está sempre se esforçando para oferecer o máximo de qualidade.

 

Percebe como escolher uma transportadora não precisa ser uma decisão tão difícil? Basta tomar alguns cuidados na hora de avaliar as empresas, saber exatamente o que o seu negócio procura e pronto! Assim já é possível saber qual é a empresa mais bem preparada para ajudá-lo. 

Lembre-se:

Definir quais são as suas necessidades, buscar referências no mercado, pesquisar a situação financeira da transportadora, avaliar as frotas, verificar se a parceira investe em tecnologia, se ela se preocupa com a segurança, se os processos logísticos são desempenhados corretamente, se possui as certificações necessárias e se conta com um time qualificado e competente são as principais dicas que você precisa seguir para encontrar a transportadora ideal para o seu negócio. 

Gostou do tema? Ainda está em dúvida sobre como escolher uma transportadora ou não sabe como melhorar os seus serviços de entrega? Então clique e entre em contato com um de nossos especialistas para ajudá-lo! Ou, se preferir ler outros conteúdos sobre transporte, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

Últimas Postagens

Todas as postagens

Interessado?

Vamos conversar. Envie sua mensagem!
Responderemos o quanto antes.