Mercadoriadanificada?Nuncamais!Saibacomoprotegermelhorosseusprodutos.

Está perdendo clientes por conta de mercadorias danificadas? Descubra, neste post, como reverter essa situação e comece agora mesmo a proteger melhor os seus produtos.

Mercadoria danificada? Nunca mais!

Não existe notícia mais desagradável do que saber que o seu cliente recebeu um produto danificado, não é? Além de ficar insatisfeito com a apresentação da mercadoria, ele também começa a se questionar sobre a confiabilidade da transportadora e a qualidade dos itens fornecidos por você, o fornecedor responsável.

E se uma falha já é o bastante para prejudicar a integridade dos seus serviços, que dirá quando situações como essa passam a se tornar mais frequentes no transporte? O resultado, além de desastroso para os negócios, pode acabar colocando em risco a reputação da marca assim como afetar a sua competitividade.

E você não quer correr esse risco, certo? Afinal você já está cansado de ter as suas mercadorias danificadas. Por isso, neste post, preparamos um conteúdo completo que vai auxiliá-lo, passo a passo, a proteger melhor os seus produtos. Ficou curioso? Então continue com a gente!

 

Porquê proteger as mercadorias é importante?

O sucesso de qualquer empresa depende da satisfação de seus clientes. Sem consumidores felizes as vendas não se sustentam, não há aumento de pedidos e os resultados financeiros caem  é só uma questão de tempo até que todo o negócio role por água abaixo.

E embora muitas empresas acabem negligenciando isso, as mercadorias que atrasam ou chegam em mau estado podem sim trazer prejuízos enormes. Não importa qual o tamanho dos negócios, os resultados continuarão sendo desastrosos caso não sejam tomadas algumas providências.

Proteger as mercadorias é algo que vai garantir qualidade e confiança dos seus serviços, uma prova para que o cliente se sinta seguro em realizar uma nova aquisição. Assegurar que eles consigam desfrutar dos produtos — desde a solicitação do orçamento até a entrega das mercadorias — é um fator determinante caso o objetivo seja fazer crescer e alavancar a sua marca.

São as empresas preocupadas com os detalhes que conseguem se destacar entre as concorrentes.

 

Quer saber qual o tipo de transporte ideal para a sua empresa? Clique aqui e descubra!

 

Garantindo a qualidade dos produtos

 

Embale as mercadorias

Não existe uma embalagem exclusiva que promete fornecer mais segurança. A verdade é que tudo vai depender do tipo, da quantidade e da fragilidade dos itens transportados. O que você comercializa? Eletrônicos, móveis domésticos, materiais de decoração, medicamentos… A lista de produtos pode ser gigante, não é?

E assim como esses vários itens, existem também opções variadas sobre como conservar os seus produtos em segurança. Entre algumas das formas mais conhecidas podemos destacar:

 

Plástico bolha

O plástico bolha é bastante utilizado pelas empresas para cobrir mercadorias frágeis e que podem sofrer danificações com uma batida como é o caso de eletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos digitais, entre outros. O seu custo de aquisição é baixo e por conta disso ele tem sido uma opção bastante atrativa para os que buscam economizar.

É um material maleável, resistente e também um isolante térmico. Ou seja, pode ser apropriado para conservar itens automobilísticos, bebidas ou até mesmo alimentos.

 

Isopor

O isopor é uma alternativa muito interessante para as empresas que buscam transportar mercadorias maiores tipo televisores, geladeiras, microondas, entre outros itens. Assim como o plástico bolha, o isopor também é um isolante térmico podendo ser utilizado da mesma forma para conservar produtos que exigem maior acondicionamento.

 

Caixa de madeira

A caixa de madeira é uma opção bastante utilizada para transportar cargas maiores (de grande volume) como por exemplo peças de carro, equipamentos eletrônicos e itens industriais. Como o material é mais resistentes as caixas de madeira são uma alternativa ótima para proteger frutas e também verduras.

 

Caixa de papelão

A caixa de papelão continua sendo a opção favorita dos fornecedores. É um material resistente, de fácil manuseio e que pode ser utilizado para proteger qualquer tipo de mercadoria. Seja para transportar calçados, vidros de temperos, aparelhos celulares e mais, a caixa de papelão é excelente alternativa.

 

Caixas de Papelão continuam sendo uma alternativa versátil para proteger mercadorias.

 

DICAS

  1. O ideal é que cada mercadoria seja embalada de forma individual. Nessa etapa os produtos podem ser forrados com plástico bolha, espumas, divisórias de papelão ou também espaçadores. Essa é uma maneira de manter a carga protegida e livre de danificar outros objetos. Por exemplo: quadros, potes de vidro, ovos, etc.
  2. Quando se trata do transporte de cargas frágeis é necessário que a empresa opte por uma alternativa mais resiste e de altíssima proteção (como caixas de madeira e de papelão). Vale anexar uma embalagem que se adeque ao tamanho dos produtos, isso para que o transportador consiga manter as mercadorias mais organizadas dentro do veículo.
  3. Caso os produtos transportados sejam alimentícios ou farmacêuticos, o indicado é que as embalagens possuam um isolante térmico para manter as condições adequadas de conservação. A empresa pode forrar os produtos com plástico bolha, isopor ou qualquer tipo de material absorvente para impedir vazamentos.  

 

Indique as embalagens

Sempre especifique qual é o tipo de produto que está sendo transportado. Sinalize se o mesmo trata-se de uma mercadoria frágil e se essa vai exigir um cuidado redobrado durante seu manuseio. Esse cuidado não só impede que os itens sejam misturados como ajuda os transportadores a colocarem as embalagens em locais mais seguros (por cima dos itens mais pesados e robustos).

 

Empilhe de forma correta

O empilhamento em colunas consiste em posicionar as caixas umas sobre as outros de forma precisa e alinhada. É uma alternativa bastante interessante já que permite ao veículo maior resistência dos produtos. E como o peso das caixas fica melhor distribuído, os riscos de danos também acabam sendo menores. No entanto, vale lembrar que essa opção só é indicado para as embalagens que possuem o mesmo tamanho.

Por outro lado, caso o veículo tenha que transportar vários tipos de mercadorias em um mesmo espaço, o sugerido é que as empresas coloquem as cargas mais leves sempre acima daquelas de maior peso. É importante também aumentar a segurança forrando os produtos com materiais como papelão, isopor ou plástico bolha.

 

Mantenha o conjunto de produtos preso

Na hora de transportar a carga é comum que o compartimento do caminhão movimente bastante. Por isso, caso os produtos não estejam bem posicionados, pode acontecer de algumas caixas se deslocarem e danificarem outras mercadorias.

Para impedir que acidentes assim ocorram, verifique se as embalagens foram alocadas de forma correta e se elas estão presas com cordas ou gaiolas para reforçar a segurança.

 

DICA

Certifique que a carga está respeitando o limite de peso, se foram alocadas em uma altura razoável e que estas não estejam extrapolando a capacidade do veículo. Prefira acomodar os itens próximo uns aos outros, isso para diminuir o vão entre os produtos.

 

O que achou do tema? Gostou das dicas? Quer saber como funciona o mundo dos transportes e como agilizar as suas entregas com mais segurança? Acesse então o nosso blog ou entre em contato com um de nossos especialistas. A TW Transportes está aqui para te ajudar!

Últimas Postagens

Todas as postagens

SAC / Atendimento

Caso tenha alguma dúvida, sugestão,
reclamação ou elogio. Envie sua mensagem!
Responderemos o quanto antes.