5 sinais de que você precisa trocar de transportadora | TW Transportes

30 de novembro de 2021

5 sinais de que você precisa trocar de transportadora

MKT TW

Autor

Saiba, neste post, cinco sinais de que você precisa trocar de transportadora e o que fazer para se garantir um serviço mais seguro com a empresa de transporte.

A missão de uma transportadora vai além do que só fornecer serviços rápidos. Ser uma organização séria, ter as certificações em dia e mostrar uma boa logística é fundamental para preservar a segurança dos produtos. No entanto, existem algumas empresas de transporte que não conseguem atender às condições, provocando assim a insatisfação frequente dos consumidores. Problemas como o atraso no frete, mau atendimento ou até mesmo o extravio de produtos são exemplos que podem gerar prejuízos significativos se não tomado providências.  Quer saber os principais sinais de que já está na hora de trocar de transportadora e como é possível lidar melhor com esse tipo de serviço? Continue então lendo esse post!  

Sinais de que você precisa trocar de transportadora

#1. Os pedidos não chegam ao destinos

Problemas com o frete é o primeiro indício que está na hora de trocar de transportadora. Um erro de endereço durante a entrega dos produtos pode ocorrer por falha do motorista ou até mesmo por um descuido na organização logística dos pedidos. Quando esse tipo de atraso acontece, o cliente não só fica insatisfeito como aumentam também as chances de ocorrerem roubos e extravios de carga.

#2. A mercadoria chega danificada

Não existe sensação mais desagradável do que receber um produto danificado. Quando o consumidor efetua uma compra ele espera poder desfrutar da mercadoria o quanto antes, sempre em perfeitas condições. Se no momento que o produto chega ele estiver quebrado, amassado ou apresentando qualquer tipo de defeito, somente pedidos de desculpas não serão o suficientes para reverter a situação. O tempo de espera (onde o cliente terá que aguardar um novo item) acabará prejudicando a confiabilidade dele com a marca. Está perdendo clientes por causa do frete? Veja as alternativas que a TW Transportes preparou para a sua empresa reverter esse quadro. Clique aqui! [caption id="attachment_406" align="alignnone" width="900"]5 sinais de que você precisa trocar de transportadora Mercadorias danificadas: por mais que isso possa ocorrer eventualmente, não pode ser algo recorrente.[/caption]  

#3. O cliente reclama com frequência

A demora na entrega dos pedidos não só mostra que a empresa de transporte está descumprindo normas, como afetando a jornada de compra inteira do consumidor. Esse problema pode provocar a perda de clientes importantes, prejudicando a lucratividade nos negócios. Para evitar dores de cabeça é preciso analisar qual a causa dos atrasos e ver se essa é realmente a transportadora que a sua empresa precisa. [caption id="attachment_407" align="alignnone" width="900"]5 sinais de que você precisa trocar de transportadora O que seus clientes dizem, quando recebem seus produtos, diz muito sobre a qualidade da sua transportadora.[/caption]  

#4. O atendimento da transportadora é ineficiente

Um atendimento de qualidade é peça-chave para o sucesso de um negócio. Se uma transportadora não atende bem quem está contratando os serviços, que dirá o cliente que terá o pedido entregue por ela, não é mesmo? É a sua reputação que está em jogo. Por isso, é extremamente importante trabalhar com profissionais qualificados e capazes de atender à todas as expectativas. Qualquer erro pode ocasionar em desentendimentos enormes com os clientes, além da queda crescente de vendas. Seja exigente e faça questão de cobrar da sua transportadora um atendimento exemplar, sempre!

#5. A transportadora e as certificações

As certificações são extremamente importantes na hora de avaliar uma transportadora. Elas não só qualificam uma empresa a transportar determinados tipos de mercadoria como deixam transparecer a seriedade e a confiabilidade dos serviços. Escolher uma transportadora que não está em dia com a documentação é o mesmo que colocar em risco a segurança dos produtos e também da sua marca. Fique atento!  

Como lidar melhor com a transportadora

Agora que apontamos as principais falhas que uma transportadora pode cometer, confira abaixo algumas sugestões para conseguir lidar melhor com essas prestadoras de serviço.  

#1. Mantenha os seus pedidos organizados

Para conseguir atender a demanda é necessário investir em tecnologia e gestão logística da empresa. Você pode começar instruindo a equipe na formulação de relatórios (especificando a quantidade certa de produtos que devem entrar e sair de estoque) e depois implantar um sistema de gerenciamento capaz de ajudá-lo nisso. Esse controle sobre os produtos vai permitir à você ter uma visão mais ampla sobre os pedidos pendentes, dando prazo de tempo para que a transportadora se prepare para realizar a entrega.

#2. Formalize um contrato

Sempre que a sua empresa for contratar uma transportadora, certifique-se de formalizar um acordo de prestação de serviço com ela. Nesse, deixe especificado termos e informações como: horários de atendimento, destino das mercadorias e possíveis multas (caso ocorra a quebra de contrato). Ter essa documentação em mãos pode livrar a sua empresa de situações desagradáveis quanto à extravios, atrasos e perdas de produtos.

#3. Faça uma verificação dos pedidos

Adquira o hábito de verificar as embalagens e os produtos sempre. Saber que os produtos estão corretamente discriminados na documentação (nota fiscal e outros) pode impedir o motorista de lidar com extravios e qualquer equívoco. Obs: Em alguns casos, os problemas de entrega não ocorrem por responsabilidade da transportadora. Assim sendo, sempre realize a checagem antes de repassar a mercadoria à prestadora.  

#4. Negocie a melhor opção de frete

Sempre é bom avaliar as condições de frete da transportadora. Porém, antes de fechar um acordo, esteja certo que os serviços fazem jus ao preço que está sendo cobrado. Pesquise para saber como é a reputação da marca no mercado e faça questão de analisar os clientes com quem ela trabalha. Assim você vai saber que está pagando por um serviço realmente seguro e confiável. Percebeu como identificar os problemas de uma transportadora é importante? Tomar as medidas necessárias em tempo também. Por isso a TW Transportes, reconhecida por sua atuação marcante no setor de logística e transporte, aconselha os clientes a optarem por aquela empresa que possui maior credibilidade e história no mercado. Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como ajudamos você a expandir negócios! Boa sorte e até o próximo post!

Transporte para o Mercosul: qualidade e segurança são fundamentais

Dia do Consumidor: encantando seus clientes

Mulher na Logística: quebrando barreiras