Logística de armazenagem: por que é importante? | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Logística de armazenagem: por que é importante?

MKT TW

Autor

A logística de armazenagem funciona como um regulador de estoque. Isto é, envolve uma série de ações para garantir que a conservação e o armazenamento dos itens seja feito corretamente. Ela é imprescindível para qualquer empresa porque permite a ela esse controle,ajudando a ter mais economia e resultado. 

  A logística de armazenagem deixou de ser apenas uma etapa dentro da empresa. Agora, ter o controle sobre os produtos, insumos e materias se tornou também uma ação estratégica para melhorar o desempenho no mercado. Garantir a armazenagem correta dos itens permite que a empresa consiga atender a demanda no tempo certo, contribui para que os itens sejam produzidos e distribuídos com facilidade, além de ajudar o consumidor a ter uma experiência de compra mais agradável e positiva.  Quer saber como funciona a logística de armazenagem e por que a sua empresa precisa começar a se preocupar com ela? Continue então lendo esse post para descobrir!    Logística de armazenagem: por que é importante?  

Como a logística de armazenagem funciona?

  A logística de armazenagem funciona como um regulador de estoque. Isto é, envolve uma série de ações para garantir que a conservação e o armazenamento dos itens seja feito corretamente. Por meio desse controle a empresa é capaz de obter benefícios, como:  
  • Aumentar a segurança dos produtos, insumos e matérias primas;
  • Auxiliar na utilização correta dos recursos;
  • Equilibrar ofertas em todas as épocas do ano; 
  • Evitar os desperdícios; 
  • Garantir a produtividade;
  • Maximizar a eficiência da mão de obra;
  • Melhorar o processo de produção; 
  • Reduzir os custos com instalações, mão de obra e armazenamento;
  • Ter maior controle sobre as perdas.
No entanto, para que a logística da armazenagem realmente funcione, é necessário que todos os procedimentos dentro da empresa sejam executados corretamente. Do contrário, não há como ter uma ação estratégica e, consequentemente, os resultados podem não aparecer.   

Etapas que merecem atenção na logística de armazenagem

Entradas 

O recebimento das mercadorias é a porta de entrada para os estoques. Assim sendo, é uma etapa que precisa ser organizada com antecedência para garantir que o acesso até os paletes ocorra de forma correta. O gestor e a sua equipe podem agilizar esse processo organizando o local de desembarque para receber os caminhões. Também, garantir que os transportadores se posicionem corretamente para realizar o descarregamento com segurança.  É fundamental que, nessa fase, a empresa faça uso dos equipamentos adequados para facilitar a retirada e a movimentação dos paletes.  

Estoque

Após o recebimento das mercadorias, os operadores precisam fazer a verificação dos produtos. Esse é um procedimento importante, que serve para garantir que as informações prestadas na nota e o endereço do remetente e destinatário estão realmente corretos.  Assim que for confirmado a legitimidade dos documentos, os operadores podem direcionar os itens para a estocagem. Esses devem aguardar até o procedimento de identificação.  

Identificação 

Aqui os colaboradores devem realizar a identificação e o lançamentos dos itens. Esse estágio requer o máximo de cuidado, e isso para que os dados das mercadorias sejam inseridas corretamente no sistema de armazenagem da empresa.  As informações contidas no software devem bater com os dados de cada produto, para servir de suporte na otimização de tarefas futuras como, por exemplo,  elaboração de inventários ou localização dos itens para a comercialização.  

Fracionamento 

A separação de produtos ocorre quando os paletes são desfeitos e as mercadorias precisam ser fracionadas. Essa etapa costuma ser bastante trabalhosa, uma vez que os itens têm de ser diferenciados, selecionados e distribuídos um por um.   

Tipos de armazenagem

Assim que os caminhões entregam as mercadorias e é feita a estocagem, identificação e separação dos produtos, está na hora dos profissionais distinguirem qual é o tipo certo de armazenamento para cada item.  Como as mercadorias possuem características distintas, nessa hora a atenção precisa ser redobrada para impedir quaisquer danificações. Alguns fatores que podem ser avaliados nesse procedimento são o peso, o formato e também a validade dos produtos. A partir das particularidades de cada item, os operadores podem optar por realizar a armazenagem de cinco formas: Armazenagem por agrupamento: Esse tipo de armazenamento facilita a localização dos produtos já que os espaçamentos no estoque são melhor aproveitados; Armazenagem em área externa: Muitas empresas que trabalham no ramo da construção civil, indústria, metalúrgica ou siderúrgica têm de armazenar os seus itens em área externa. Esse acaba sendo um ponto positivo desse tipo de armazenamento uma vez que conseguem reduzir os custos com instalações. Armazenagem por frequência: A empresa deve levar em consideração o seu giro do estoque caso queira facilitar a saída de um determinado produto. Essa forma de armazenagem é interessante porque ajuda a agilizar a localização daquelas mercadorias que são mais requisitadas pelo mercado; Armazenagem por tamanho: Assim como a armazenagem por agrupamento, a armazenagem por tamanho também garante um melhor aproveitamento dos estoques; Armazenagem especial: A armazenagem especial é indicada para as empresas que trabalham com produtos que exigem ambientes climatizados ou isolados. Serve para os casos de materiais inflamáveis, gases ou até mesmo as mercadorias que necessitam de refrigeramento.    

Desafios da armazenagem? 

Embora o logística de armazenagem pareça ser um procedimento simples, a verdade é que garantir que a conservação e o armazenamento dos itens seja feito corretamente acaba sendo um verdadeiro desafio.  Como abrange uma série de etapas (transporte, recebimento, identificação, distribuição, separação, entre outros), a empresa não está livre de arcar com possíveis falhas, erros e prejuízos. Entre os principais desafios em realizar a armazenagem, temos:
  • Aproveitar melhor a mão de obra e os equipamentos;
  • Conservar a qualidade dos produtos;
  • Conseguir mais eficiência na separação dos itens;
  • Controlar a quantidade certa de produtos em estoque;
  • Manter inalterada as características das mercadorias;
  • Maximizar o uso de todos os espaços;
  • Reduzir os custos relacionados à manutenção, conservação e armazenagem;
  • Ter controle sobre as entradas e saídas de produtos. 
 

Por que a logística de armazenagem é importante?

Para garantir que a conservação e o armazenamento dos itens seja feito corretamente, a empresa precisa ter um controle sobre todo o seu estoque. Saber a quantidade de produtos disponíveis, quais são os itens danificados, quais mercadorias são mais recentes ou antigas, enfim. Uma série de informações. A logística de armazenagem é imprescindível para qualquer empresa porque permite à ela conseguir esse controle. Consequente, ajudando ela a ter mais economia e resultado.  Gostou do tema? Está precisando de ajuda na logística ou quer ter acesso a outros conteúdos para reduzir os custos ou agilizar processos? Então clique e continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

Transporte para o Mercosul: qualidade e segurança são fundamentais

Dia do Consumidor: encantando seus clientes

Mulher na Logística: quebrando barreiras