Logística 2019: quais são as tendências e como se preparar? | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Logística 2019: quais são as tendências e como se preparar?

Marketing TW

Autor

Veja, neste post, quais serão as tendências para logística em 2019, o que as empresas precisam fazer para acompanhar essa inovação e porque é importante investir nos negócios para se manter competitivo.

A tecnologia nunca esteve tão presente nos debates quanto agora. Neste ano, um estudo foi realizado com mais de 10 mil profissionais especialistas no setor, onde identificaram que, em 2019, a inovação será um fator determinante para as organizações se manterem competitivas.

De acordo um dos entrevistados, o futuro do setor logístico passará por uma transformação e caberá às empresas estarem preparadas para atender os clientes, apoiar a sustentabilidade, investir em novos recursos e também contar com uma boa equipe.

Quer saber mais sobre as tendências logísticas para o próximo ano e como é possível preparar a sua empresa para começar 2019 com segurança? Continue então lendo esse post!

Tendências logísticas para 2019

IoT

Internet of Things, também conhecido como Internet das Coisas, é uma rede de objetos que possui conexão com a internet, com capacidade em coletar e transmitir dados. Dentro das organizações, a logística pode vir a ser o setor que mais contará com essa influência.  

Isso porque a conectividade já permite o acesso, em tempo real, à todas as etapas do transporte, posicionamento de caminhões, entre outros. Nesse quesito, a IoT vem ganhando espaço e se mostrando uma tendência de logística em potencial para o próximo ano.

Com ela é possível ampliar serviços, otimizar o controle sobre os fretes e direcionar estratégia mais assertivas para ampliar resultados. Por meio desses recursos inovadores e com auxílio de profissionais qualificados, as empresas poderão usufruir de todos os benefícios que as ferramentas e software proporcionam.

Tendências para Logística em 2019. Você sabe quais são elas?
Drones são só um dos exemplos de aplicação da Internet das Coisas.

Planejamento das entregas

O planejamento das entregas consiste em realizar a movimentação nos estoques antes dos clientes sequer finalizarem a compra. Graças a software especializados em business  intelligence e análise de algoritmos, é possível aos gestores identificarem padrões de compra e comportamento de cada consumidor.

Caso os indicadores apontem uma probabilidade grande de compra, a mercadoria é imediatamente encaminhada para o centro de distribuição tudo de forma automatizada. Essa inovação permite às empresas reduzir o tempo de espera dos produtos e, consequentemente, aumentar na satisfação dos clientes pela marca.

Dentro do sistema de gestão de armazéns, por exemplo, é possível acessar o registro de toda a movimentação e emitir relatórios confiáveis sobre os padrões de consumo dos consumidores. Dessa forma, os gestores não só conseguem ter insights para tomada de decisões mais estratégica em vendas, como otimizar também os serviços de entrega.

Não sabe como fazer isso e nem como aumentar a credibilidade com os clientes? Veja aqui, como agilizar os serviços de entregas da sua transportadora!

Automação

A automação dos processos é uma das tendências mais fortes para 2019. Isso porque será possível otimizar tarefas em praticamente todos os setores. Embora a implantação de máquinas e software mais inteligentes pareçam uma substituição do trabalho humano, a inovação e a tecnologia pretendem criar novas oportunidade de empregos e também aumentar a busca por pessoal qualificado.

A realidade aumentada, por exemplo, ferramenta que insere objetos virtuais a visualizações do mundo real, tende a fazer parte de uma dessas tendências. Por meio das lentes inteligentes, como é o caso do Google Glass, é possível aos funcionários ter acesso a localização de produtos, enviar comando de separação, fazer leitura de códigos de barras, conferir mercadorias, entre outros.

Além dessa tecnologia ser eficiente para a agilidade e precisão dos processos, se torna também mais segura e cômoda os operadores.

Serviços rápidos

Atender as necessidades do público em menor tempo é o objetivo alvo das empresas. Afinal, são os clientes que alimentam o sucesso dos negócios e que influenciam na permanência das marcas no mercado. Por isso, investir em atendimento rápido, na acessibilidade de produtos e velocidade nas entregas podem ser o segredo.

Same day delivery, um termo conhecido como “entrega no mesmo dia”, promete realizar o serviço de envio de produtos na mesma data em que foi realizada a compra. Embora esse método seja pouco utilizado no Brasil, existem empresas no país que já estão aderindo a nova prática.

Por ser uma tendência em potencial para 2019, é importante lembrar que ter uma estrutura moderna para realizar os serviços é essencial. Uma rede confiável de fornecedores, um bom software de gestão logístico, parceria com uma transportadora com credibilidade e suporte de profissionais qualificados podem até ser exemplos simples, mas que tornam suas entregas ainda mais rápidas.  

Armazéns verticais

Os armazéns verticais, que aproveitam o máximo da altura disponível, já são tendências na logística e isso deve se manter em 2019. Isso porque  aproveitar os espaçamentos corrobora na diminuição dos custos e facilita também o trabalho dos colaboradores.

A vantagem dos armazéns verticais é que eles possuem a automatização em todas os processos, o que contribui para que a empresa trabalhe com equipes menores e com maior precisão em rotinas de separação, conferência, e afins.

Consciência e sustentabilidade

O setor logístico tem se mostrado muito preocupado com os impactos ocasionados pelo transporte de mercadorias. Por isso, empresas já vem tomando as medidas necessárias para reduzir a quantidade de carbono liberado, assumindo o compromisso para amenizar também outros efeitos nocivos ao ambiente.

Por sermos um país onde o transporte rodoviário tem predominância, responsabilizar-se pelos danos e procurar métodos para reverter isso, é o primeiro passo para uma posição mais inteligente e sustentável no mercado. A otimização das rotas, o compartilhamento dos fretes e a preocupação em manter os veículos em dia, influenciam para que a emissão de gases seja menos tóxica a natureza.

Como se pode notar, acompanhar as tendências será fundamental para se manter competitivo. As empresas que se acomodarem ou sequer realizarem investimentos na otimização dos serviços, correm o risco sério em serem ultrapassadas.

A TW Transportes, preocupada em ajudar, vem investindo em tecnologias que prometem facilitar ainda mais os processos, controle e envio de mercadorias. Por meio da calculadora online, por exemplo, os clientes já conseguem realizar a simulação de sua cotação de transporte.

Não só isso, a empresa acaba de desenvolver um aplicativo (já disponível para iOS e Android) onde os clientes podem realizar a cotação online, ter atendimento em tempo real, agendar coletas de produtos, solicitar visitas comerciais, entre outros benefícios. Tudo para acelerar e melhorar ainda mais as operações da sua empresa.

E então? Preparado para começar 2019 com tudo? Já possui todas as ferramentas para alavancar seus resultados no próximo ano? Caso não saiba como melhorar a logística da sua empresa, nem como tornar seus serviços de entrega mais eficientes, entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

A TW está a disposição para esclarecer à essas e todas as suas dúvidas.   

FAÇA SEU PLANEJAMENTO LOGÍSTICO COM A TW

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER, INCLUSIVE NO TRANSPORTE E NA LOGÍSTICA!

NOVAS INSTALAÇÕES DA TW TRANSPORTES EM SAPUCAIA DO SUL

Receba nossas newsletters