Como a prospecção de novos mercados ajuda a minha empresa? | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Como a prospecção de novos mercados ajuda a minha empresa?

Marketing TW

Autor

Saiba como a prospecção de novos mercados tem ajudado empresas a crescer, como você pode prospectar novos mercados e como uma transportadora pode ajudar nisso.

As empresas querem aumentar vendas, mas muitas não sabem o que fazer para conseguir isso. Pensam, “será que é preciso investir mais em logística?” “Tenho que apostar em produtos diferenciados?” “Ou, devo apenas encontrar o público certo para conduzir melhor minhas estratégias?” A verdade é que todas essas alternativas influenciam na prospecção de novos mercados. É através do planejamento eficaz que as empresas conseguem realizar o mapeamento de clientes e direcionar o foco de suas ações por preferência e região. Se você ainda não sabe o que é prospecção e nem como prospectar mercados novos, veja dicas de como fazer isso e saiba porque a transportadora tem papel fundamental na conclusão desse processo. Confira!   

Prospecção: o que é e qual a importância?

A prospecção é um processo de exploração de mercado. Pode-se dizer que tem propósito em conquistar e despertar o interesse de clientes para que adquiram produtos e serviços de uma determinada empresa. Como essa prática deve ser contínua nos negócios, as organizações já têm feito uso da logística e até mesmo do marketing para auxiliá-los na captação. Para as empresas que estão lidando com a baixa de compradores, carteira estagnada ou diminuição nas vendas, prospectar mercados pode ser a solução mais sensata para acabar com esses problemas. Por meio de procedimentos como a divulgação da marca por exemplo, a empresa não só consegue expandir a sua visibilidade diante dos negócios como aumentar vendas e se sobressair entre as concorrentes.  

Como prospectar novos mercados

Tenha os objetivos claros

A prospecção é um processo de planejamento que inicia pela educação dos acionistas e vai até os clientes internos da empresa. Saber qual a missão, o que a marca está disposta a fazer e qual o seu diferencial competitivo são apenas alguns exemplos, mas que precisam ser levados em consideração antes de expandir qualquer negócio. Muitas empresas não sabem quais seus objetivos e nem reconhecem a si próprias como fortes concorrentes. Isso é uma coisa que não só atrasa o progresso, como impede que elas busquem soluções e novas formas de captar clientes. [caption id="attachment_423" align="alignnone" width="750"]Como a prospecção de novos mercados ajuda a minha empresa? Ter clareza a respeito dos seus objetivos é o primeiro para prospectar bem.[/caption]  

Análise de produtos e serviços

Para uma empresa conseguir ter sucesso na captação de novos mercados ela precisa verificar se os produtos disponíveis estão de acordo com a proposta da companhia e se os serviços são capazes de atender as necessidades do comprador. Dessa forma a empresa não só vai estar disponibilizando as mercadorias certas, como passa a compreender melhor qual o seu público alvo e o que cada cliente procura. Ter isso em mente ajuda os profissionais de logística a direcionar melhor as estratégias de venda, evitando qualquer despesa desnecessária na hora de realizar uma aquisição para estoque.  

Não confunda prospecção com vendas

Prospectar novos clientes não é o mesmo que vender produtos. O objetivo da prospecção é construir um relacionamento comercial entre você e seu futuro comprador algo que exige tempo. Forçar qualquer tipo de venda em um primeiro contato não só pode prejudicar a relação com o cliente como diminuir as chances dele indicar a sua marca. Agora, caso o comprador já conheça a sua empresa e se for ele a mencionar o serviço, uma alternativa interessante e menos invasiva que você poderia tomar estaria em oferecer um produto em pré-venda, por exemplo. Essa é uma maneira ótima de apresentar a mercadoria, oferecer condições mais acessíveis ou até mesmo com preços mais atrativos.    

Estude o mercado

O mercado pode sofrer oscilações com o passar do tempo. Isso se deve pela demanda, falta de mercadorias ou até mesmo a chegada de peças novas no setor. Para ter sucesso e prospectar um número maior de clientes, é primordial passar segurança dos serviços e confiabilidade. Por isso, investir e aprofundar o seu conhecimento sobre produtos pode ser uma vantagem significativa na hora de diferenciar a sua marca da concorrência.  

Esteja online

Estamos na era tecnológica e ter a marca exposta no mundo digital é uma necessidade. Desprezar as plataformas é arriscado; o mesmo que fechar a porta para uma infinidade de oportunidades hoje grande parte dos compradores estão concentrados na internet. Nesse caso, preparar a sua equipe para oferecer conteúdos em blog, materiais ricos,  e apresentar informações objetivas são o mais indicado. Deixar explicado na página quais os produtos disponíveis, serviços prestados e meios para esclarecimentos são alternativas ótimas para atrair e preservar o interesse dos clientes. [caption id="attachment_424" align="alignnone" width="750"]Como a prospecção de novos mercados ajuda a minha empresa? Uma boa presença digital não somente faz com que você seja encontrado mais facilmente, mas também abre uma oportunidade de se apresentar para milhares potenciais clientes que ainda não lhe conhecem.[/caption]

Conheça o público alvo

Conhecer o mercado vai além do que só ter um planejamento na empresa. É preciso transmitir credibilidade, algo que demonstre o quanto os negócio dos cliente é importante para você. Isso contribui com o fortalecimento da parceria, não é mesmo?   Pesquise sobre a empresa, qual o seu ramo de atuação, os produtos oferecidos por ela e quais suas reais necessidades   essa ação é fundamental para a prospecção. Inteirar-se sobre a economia e saber como o setor está reagindo no mercado também influencia em um primeiro contato.  

Conte com profissionais capacitados

Depois de ter os objetivos esclarecidos, fazer a análise dos produtos, estudar o mercado e conhecer o cliente, está na hora de direcionar as mercadorias certas ao consumidor final. E, de que forma é possível fazer isso? Com profissionais capacitados e uma empresa comprometida a transportar esses produtos.   Sem os serviços de uma transportadora é praticamente impossível expandir os negócios. É por meio dela que as empresas conseguem vender para os novos clientes, gerando confiança e ainda maior satisfação. Os consumidores querem poder contar com um serviço de qualidade e saber que a sua empresa está disposta a atendê-los. As transportadoras assumem um papel extremamente significativo carregando a responsabilidade em fechar esse ciclo de vendas com chave de ouro. Sente que sua empresa está preparada para avançar e prospectar novas oportunidades? Deixe seu comentário abaixo e nos diga quais as perspectivas em relação ao seu negócio. Caso ainda esteja inseguro em como dar o primeiro passo, converse com um de nossos consultores e veja o que a TW Transportes pode fazer por você!

FAÇA SEU PLANEJAMENTO LOGÍSTICO COM A TW

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER, INCLUSIVE NO TRANSPORTE E NA LOGÍSTICA!

NOVAS INSTALAÇÕES DA TW TRANSPORTES EM SAPUCAIA DO SUL

Receba nossas newsletters