Logísticaintegrada:oqueéecomopodebeneficiarsuaempresa?

Confira o que é logística integrada, como funciona e quais são suas características. Também veja quais são seus benefícios e como ela pode ajudar a sua empresa.

Logística Integrada

 

Cada vez mais as empresas entendem a necessidade de existir interação entre fornecedores, funcionários, clientes e transportadora

Quando os departamentos e processos logísticos estão em sintonia isto é, funcionam em conjunto , o gestor consegue agilizar as operações, reduzir os custos operacionais e otimizar as entregas. 

Não só isso, é capaz de oferecer um atendimento diferenciado e um preço mais atrativo e competitivo no mercado.

No entanto, para que a interação seja possível, ele precisa abrir mão da logística tradicional e implementar a logística integrada

Não sabe o que é logística integrada, nem como pode ajudar a sua empresa? Veja, neste, post, como funciona, quais são suas características e também os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. 

Confira!

 

O que é logística integrada e como funciona?

 

Se até pouco tempo atrás cada departamento realizava suas funções separadamente, agora, com a logística integrada, não precisa mais ser desse jeito. 

Essa modalidade da logística veio para facilitar a comunicação entre as pessoas e unir todas as áreas na empresa a fim de tornar os processos de armazenagem, movimentação e distribuição de mercadorias mais ágeis.

Como o próprio nome já diz, está relacionada a integração e vai envolver todos os departamentos que fazem parte da cadeia de suprimentos. Desde a fabricação de um produto até a entrega do item ao consumidor final. 

O objetivo por trás da logística integrada é otimizar as atividades, melhorar o fluxo das informações, proporcionar uma gestão mais completa e garantir um controle amplo sobre todos os processos. 

Atividades dentro da logística integrada

 

Geralmente, a logística integrada é dividida em três etapas: aquisição de matéria-prima e administração de insumos, movimentação dos materiais e distribuição física dos produtos. Abaixo, veja como cada uma dessas atividades funciona:  

 

1. Aquisição de matéria-prima e administração de insumos

A primeira fase da logística integrada está relacionada a aquisição de matéria-prima e o fluxo de insumos dentro da empresa. 

Nessa etapa os profissionais são responsáveis por negociar a captação dos insumos, providenciar o meio de transporte, garantir o controle de qualidade e gerir o armazenamento.

O objetivo nessa fase é reduzir ao máximo os custos, agilizar a produção do item e estabelecer um vínculo duradouro com fornecedores e outros parceiros.

Se a sua empresa quer reduzir os custos com distribuição, mas está sem espaço para armazenar as mercadorias você pode recorrer a TW para ajudar. 

Oferecemos serviços de armazenagem, possuímos uma infraestrutura completa de 10.000m² de armazéns logísticos, e disponibilizados uma equipe capacitada para ajudar sempre que necessário.

 

2. Movimentação dos materiais

A movimentação dos materiais é a área responsável por transportar os insumos que garantem o abastecimento da linha de produção. Aqui os profissionais também são encarregados pelo transporte e armazenagem dos materiais que estão em processamento. 

 

3. Distribuição física do produto

A distribuição física representa o fim do ciclo da logística integrada. É a área responsável por levar os produtos até o seu ponto de distribuição ou local de venda ao consumidor final. 

Clique e confira o guia completo de como escolher uma transportadora.

 

Características da logística integrada  

 

A logística tradicional é voltada para a otimização dos processos. Envolve o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas. Também a gestão do inventário, produtos acabados e informações relacionadas a cadeia de suprimentos. 

Embora semelhantes, com o foco na agilidade de processos, a logística integrada busca facilitar a comunicação entre pessoas e departamentos. Para, dessa forma, realizar a gestão de modo mais estratégico.

Também envolve o planejamento, implementação e controle de fluxo de matéria-prima. A gestão do estoque, produtos e distribuição dos itens.

Mas, além dessas características, sua principal função é garantir que exista uma comunicação objetiva entre os setores, e que todas as partes envolvidas nos processos logísticos estejam satisfeitas.   

Saiba aqui o que é Logística e como aplicá-la.

 

Logística integrada: quais são os benefícios?

 

Agora que você já sabe o que é a logística integrada, como funciona e quais são suas caracterísitcas, que tal conferir os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa?

 

1. Melhora a comunicação

A boa comunicação é a chave para otimizar a cadeia de suprimentos.

Para que os processos sigam um fluxo contínuo ou seja, sem atrasos , a informação precisa estar na mão, disponível e atualizada para que não exista desentendimento entre os envolvidos.

Se a empresa possui uma cadeia de logística integrada, ela consegue facilitar a comunicação entre os departamentos e assim garantir que todos os processos decorram sem problemas. 

 

2. Ajuda a reduzir os custos operacionais

Uma vez que a comunicação entre os departamentos é boa e existe controle sobre todos os processos logísticos, a empresa consegue viabilizar as tarefas e impedir falhas nas fases de armazenagem, distribuição e circulação de produtos. 

A visão integrada sobre os procedimentos ajuda na elaboração das estratégias e facilita a tomada de decisão para minimizar os prejuízos. Também é útil para reduzir os custos com desperdício de tempo, matéria-prima e mão de obra.

 

3. Aumenta a lucratividade da empresa

Assim que a empresa reduz os custos, ela se tornará capaz de ampliar a sua lucratividade.

Se o gestor não está com tempo disponível para acompanhar todos os departamentos ou ainda não sabe como melhorar a comunicação, ele pode recorrer à tecnologia para ajudar e investir em um bom software de gestão.

Por meio dessa ferramenta é possível integrar todos os setores e avaliar de perto como anda o trabalho nas diferentes áreas. Assim, fica mais fácil para ele identificar os erros e falhas, e sugerir melhorias para evitar desperdícios. 

 

4. Torna os processos logísticos mais ágeis

Além de melhorar a comunicação, reduzir os custos e aumentar a lucratividade da empresa, a logística integrada torna os processos logísticos mais ágeis.

A integração entres os departamentos facilita a comunicação e tomada de decisão,contribuindo para que os processos sigam um fluxo constante. Isso evita interrupções desnecessárias por falta de informações vindas de outros setores. 

 

5. Garante a satisfação dos stakeholders

Os stakeholders são os fornecedores, funcionários, clientes e a transportadora.

Como a logística integrada viabiliza os processos e as entregas, e ajuda na redução dos custos, a empresa consegue oferecer um preço mais atrativo e um atendimento diferenciado ao consumidor. 

Levando em consideração a satisfação do cliente em receber o produto em dia e, consequentemente, o aumento nas vendas, os funcionários, fornecedores e a transportadora também serão beneficiados.

 

6. Cria uma vantagem competitiva 

A empresa que possui uma cadeia logística integrada se torna mais competitiva. 

O cliente preza pela qualidade e entrega rápida das mercadorias, concorda? Também quer receber um atendimento diferenciado e pagar um preço justo pelo serviço do frete e produto. 

Então, se a empresa não possui controle sobre os seus gastos ou não consegue administrar os processos logísticos corretamente, como ela vai poder reduzir os custos e oferecer um preço interessante para o consumidor? 

Simplesmente não consegue…

Para sair na frente é preciso conquistar o cliente e atender as necessidades do mercado antes da concorrência. E para isso a empresa precisa otimizar as operações e tornar os seus processos e as entregas mais ágeis com a logística integrada

 

7. Agiliza a entrega das mercadorias

Para garantir que os produtos sejam entregues dentro do prazo e o cliente fique satisfeito, os processos logísticos precisam ocorrer de forma eficiente. Isso inclui os serviços de frete que vão garantir que ele receba suas encomendas na data certa e em perfeitas condições. 

A 3ª etapa da logística integrada é a distribuição física dos produtos. E, nessa atividade, o profissional responsável é encarregado por contratar uma transportadora capaz de levar as mercadorias em segurança até o seu ponto de distribuição ou local de venda.

Como é a etapa final dentro do processo logístico, e como vai pesar na satisfação dos clientes, a escolha da transportadora é fundamental para garantir a agilidade e o sucesso das entregas. Por isso, escolha bem! 

Veja como melhorar a logística e garantir as entregas no prazo com 5 ferramentas

 

8. Diminui a chance de riscos e acidentes

Outro benefício interessante da logística integrada é que a empresa consegue diminuir os riscos nos processos de controle, movimentação, armazenagem e distribuição de mercadorias. 

Como esse modelo de logística funciona como um planejamento sistêmico (com todos os departamentos tendo influência sobre a cadeia de suprimentos) é possível reduzir os acidentes caso o gestor tenha um pensamento voltado para a prevenção. 

A interação entre os departamentos permite um controle amplo e um reconhecimento de falhas mais preciso. Então, com base nessa análise e  reconhecimento, tornar-se possível antecipar os erros e adotar técnicas preventivas para reduzir os riscos.

 

9. Otimiza o controle sobre os processos e a gestão

Integrar os processos logísticos torna a gestão da empresa menos complexa. 

Como as informações sobre os processos estão reunidas em um local específico (por exemplo, em um software de gestão), o gerente consegue ter controle sobre todas as operações e analisar os dados com mais objetividade. Facilitando assim a tomada de decisão e elaboração de estratégias.

Além do mais, a logística integrada contribui para melhorar a comunicação entre os todos os envolvidos, uma vez que o profissional de gestão sabe exatamente onde deve intervir e a quem se reportar caso identifique um problema.

 

Como melhorar a comunicação com a logística integrada 

 

Se você chegou até essa parte do texto, já deve ter reparado o quanto a logística integrada pode beneficiar a sua empresa. 

Após melhorar a comunicação entre todos os departamentos, fica mais fácil de reduzir os custos operacionais, tornar os processos logísticos mais ágeis e garantir a satisfação de todos os stakeholders.

Também é possível criar uma vantagem mais competitiva no mercado, agilizar a entrega das mercadorias, reduzir a chance de riscos e acidentes, e otimizar a gestão.

Em outras palavras, pode transformar todo o seu negócio.

Melhorar a comunicação não é uma tarefa difícil, porém, vai exigir foco e direcionamento. Se você não sabe como otimizar a comunicação na logística, veja algumas dicas que podem ajudar:

 

  • Aplique endomarketing: o endomarketing foca em ações e estratégias para melhorar o bem-estar e relacionamento entre os colaboradores. Na área de logística, serve para que todos os envolvidos na cadeia de suprimentos trabalhem em conjunto.
  • Transforte o mindset: a cultura colaborativa promove a cooperação, então que tal direcionar a mentalidade dos trabalhadores para um mindset mais colaborativo? Isso pode transformar a forma com que as pessoas estão se relacionando e se comunicando com os colegas.
  • Invista em um sistema de gestão: um sistema de gestão pode facilitar (e muito) a comunicação na logística. Além de facilitar os processos, a tecnologia ajuda a integrar diversos setores disponibilizando a informação no mesmo lugar.

TW Transportes: ajudando você e sua empresa na logística

 

A TW tem como missão aproximar os mercados através dos serviços de transporte, e ajudar as empresas a expandirem os negócios com a logística

Por sermos uma empresa sólida, experiente e comprometida com mais de 54 anos de atuação , sabemos a importância de conquistar e fidelizar clientes. Por isso, sempre estamos nos transformando e aprimorando serviços para agir lado a lado com nossos parceiros.

Prestamos serviços de transportes, armazenagem e montagem, além de termos uma equipe que está sempre a disposição dos clientes para orientá-los sobre os processos logísticos. 

Se você está com alguma dificuldades para implementar a logística integrada no seu negócio, saiba que a TW pode ajudar oferecendo os serviços de transporte e armazenagem. 

 

Gostou do tema?

Já sabe como funciona a logística integrada ou ficaram dúvidas? Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato com a nossa equipe. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo de logística e transporte.  

Últimas Postagens

Todas as postagens

SAC / Atendimento

Caso tenha alguma dúvida, sugestão,
reclamação ou elogio. Envie sua mensagem!
Responderemos o quanto antes.