A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA LOGÍSTICA | TW Transportes

13 de julho de 2022

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA LOGÍSTICA

MKT TW

Autor

Que a tecnologia é fundamental em todas as atividades, a gente já sabe. Mas...

Que a tecnologia é fundamental em todas as atividades, a gente já sabe.

Mas qual é o papel dela na logística?

Como o desenvolvimento do setor de TI pode fazer a diferença?

Ficou curioso? Essas questões serão abordadas no artigo a seguir!

A tecnologia é uma grande aliada do setor logístico.

A tecnologia é uma grande aliada do setor logístico.

Através dela, melhorias são desenvolvidas, desde o processamento de dados, passando pelas máquinas, até os sistemas. Tudo beneficia quem trabalha nesses processos até o cliente final, que tem um serviço mais ágil, com mais qualidade. 

A tecnologia está presente em todos os setores da logística, desde os caminhões, modernos, mais eficientes e menos poluentes. Mas, essa parte é visível, nós podemos ver isso nas estradas.

Mas você sabe toda tecnologia empregada por trás dos processos do setor logístico? Aquilo que não podemos ver, mas percebemos no nosso dia a dia?

Um mundo de inovações

Tecnologia e Logística, um mundo de inovações.

Quando paramos para analisar um operador logístico, logo percebemos o trabalho realizado, principalmente, na parte operacional. Caminhões carregando e descarregando, funcionários envolvidos em separar mercadorias com agilidade, para que elas cheguem aos seus destinatários dentro do prazo acordado.

Mas por trás desse trabalho, existem dezenas de processos que padronizam e agilizam as atividades, garantindo a qualidade. E por trás de cada um desses processos, existe um sistema informatizado, que foi desenvolvido para melhorar e facilitar ainda mais o andamento dessa ação. 

A área de Tecnologia de Informação de uma empresa pulsa em um ritmo acelerado. Eles respiram tecnologia, inovação e buscam conhecimento de forma incessante. Mas se engana quem pensa que os colaboradores da TI ficam apenas atrás de seus computadores Para criar novos processos que efetivamente possam ajudar a empresa, eles precisam conhecer o funcionamento de cada um setores dela.

Na TW Transportes e Logística, o time do TI busca interagir e entender o funcionamento de todos os setores, para assim pensar em como alinhar a tecnologia aos processos e as demandas internas e externas. Para o Gerente de TI da TW, Carlos Tauchert, isso é fundamental. “Nós do TI precisamos ter uma visão sistêmica para entendermos como podemos fazer para que a tecnologia auxilie em cada um dos setores da TW, dando mais agilidade aos processos, entregando informações mais precisas e, dessa maneira, ajudando a empresa a se diferenciar no mercado logístico”.

Os robôs

Automação de processos na logística

Quando falamos em robôs, logo imaginamos um pequeno robozinho ou mecanismos que se movem sozinhos. Na TW, chamamos de robôs (RPA) cada tecnologia desenvolvida para realizar, de forma automática, uma tarefa repetitiva e manual. Por exemplo, emissão de relatórios de registro de ponto, processamento de documentos, execução de processos em sistema, etc., que antes precisavam ser feitos manualmente por uma pessoa, hoje podem ser obtidos de forma automática, em horários alternativos, otimizando o trabalho dos colaboradores.

Automatizar para ter mais agilidade, maior precisão nas informações, aumentando a produtividade. “A tecnologia ajuda na gestão do tempo também, já que esse colaborador que teria que parar muitas vezes horas para realizar uma tarefa manualmente, agora pode realizar outras atividades enquanto o robô criado pela TI realiza automaticamente os processos necessários”, explica Carlos.

Para o gestor de TI da TW Transportes, essa é uma realidade na empresa, que tem investido nessa questão. “Os setores têm nos procurado cada vez mais, nos dando possibilidades de inovação e de melhorias nos processos, podendo assim acompanhar de forma mais ágil as necessidades do mercado. Procuramos atender tanto a demanda interna, como sugestões vindas dos próprios clientes.”

Respirando tecnologia

Tecnologia e logística na TW Transportes e Logística.

Com um fluxo maior e mais rápido de informações, a tomada de decisão fica mais ágil, o que possibilita atender às solicitações do cliente de forma mais imediata e assertiva. E, para isso acontecer, o setor de TI da TW está instalado tanto no prédio administrativo da Matriz, como no Complexo Logístico Waldemar Schmitz. Para Carlos, isso traz mais conectividade, podendo estar próximos tanto da parte administrativa como operacional da empresa. A implementação da filosofia Lean também auxiliou nesse quesito, permitindo maior interação entre setores.“Podemos atender de forma mais eficiente as questões de tecnologia e, ao mesmo tempo, analisar como fazer a integração entre os sistemas e pensar ainda mais nas automações”. 

Ter um setor próprio de Tecnologia da Informação faz com que haja um entendimento maior sobre o negócio.  Assim, os colaboradores conhecem a missão, visão e os valores da TW e sabem o que a empresa precisa para crescer ainda mais. E a busca pela inovação e pela qualidade é um dos pilares da TW Transportes e Logística!

Tecnologia que rima com empatia

Projeto Eureka TW Transportes e Logística

Hoje, a tecnologia já rima com empatia! É que cada vez mais a tecnologia está auxiliando o dia a dia das pessoas. No ambiente de trabalho também é assim! 

Entender a necessidade de seu colega de trabalho, parar para uma conversa, ouvir o que o outro tem a dizer… às vezes, uma ideia simples pode trazer resultados espetaculares!

A TW valoriza as novas ideias, tanto que criou o Eureka!, um canal direto para que os colaboradores possam difundir suas ideias inovadoras, contribuindo para o seu  crescimento pessoal e o da empresa. O programa já premiou diversas ideias e, muitas delas, já foram colocadas em prática!

Inovação, tecnologia e empatia!

TW Transportes, todos os caminhos levam ao futuro!

A CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA PARA O AGRONEGÓCIO

CRESCIMENTO E MELHORIAS DE INFRAESTRUTURA

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA LOGÍSTICA

Receba nossas newsletters