Transportando mais do que um produto: como melhorar a experiência de seus clientes ao enviar mercadorias | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Transportando mais do que um produto: como melhorar a experiência de seus clientes ao enviar mercadorias

MKT TW

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Ter uma boa logística e um transporte eficaz de mercadorias é só o começo para conquistar seu cliente. Conheça, neste artigo, 3 maneiras de melhorar a experiência de seus clientes.

  A experiência do consumidor é um fator decisivo para empresas conseguirem mais do que só as vendas. Isso porque a satisfação dos clientes, ao adquirirem um determinado produto, ajuda a alavancar os resultados e captar um público mais fiel nos negócios. No post anterior, falamos sobre as principais tendências logísticas em 2019 e como as empresas podem se preparar para esse novo cenário. Hoje, veremos como é possível melhorar a experiência dos consumidores, além de alguns cuidados para otimizar as entregas.    

Experiência do consumidor

  Customer Experience (Experiência do Consumidor) é a impressão que o cliente cria ao experimentar uma situação nova. Ou seja, é a forma com que ele sente ou pensa à respeito dos seus produtos e serviços. Por ser tratada como uma estratégia de negócios, a experiência dos clientes precisa se tornar inesquecível desde o primeiro momento. Quando a empresa passa a vender uma experiência (não só um produto), as chances dos consumidores se sentirem satisfeitos e passarem a divulgar a sua marca por vontade própria aumentam. Não só isso, aqueles que experimentam serviço de qualidade uma vez, se sentem mais motivados para voltar e fechar novos negócios.  

Características da experiência do consumidor

  A experiência do consumidor é o resultado de várias ações. Desde mensagens trocadas por e-mail, o tom de voz nas ligações, a disponibilidade de produtos em estoque, o tempo de entrega das mercadorias, enfim. Todas as operações dentro da empresa são responsáveis e contribuem para tornar a experiência mais interessante. Ao entrar em contato com a sua loja, por exemplo, o cliente busca suprir suas necessidades ou até mesmo solucionar problemas por meio dos produtos e serviço. Nessa etapa, onde ocorre a primeira interação com a sua equipe, é que se dá início a experiência do consumidor (também onde surgem maior parte das emoções, sejam elas positivas ou negativas).   [caption id="attachment_473" align="alignnone" width="720"]Transportando mais do que um produto: como melhorar a experiência de seus clientes ao enviar mercadorias Escolher uma boa transportadora pode fazer a diferença na experiência que você proporciona aos seus clientes.[/caption]   Para ajudá-lo a entender melhor esse processo, vamos separar a experiência dos seus clientes em três partes, está bem? A primeira, que chamaremos de esforço, é a etapa onde você garante que a comunicação entre os seus funcionários e consumidores flua de maneira simples e rápida. A segundo, denominada emoção, é onde precisa ser criado um vínculo emocional com o seu cliente. Ou seja, você deve saber como ele se sente e como quer que a sua marca seja lembrada no futuro. E por último, intitulada sucesso, está relacionada com as metas da empresa, se elas foram alcançadas e se os clientes estão se sentindo satisfeitos com aquisição dos produtos aqui, é preciso garantir que os consumidores tenham recebido as mercadorias  em perfeitas condições, e que estão sendo capazes de solucionar seus problemas com isso.  

Experiência dos clientes: como melhorar?

 

Investimento em tecnologia

A inovação é e vai continuar sendo tendência nos próximos anos. A cada dia que passa, novas soluções são criadas prometendo agilidade, comodidade e segurança nos processos. O acesso a software de gestão, o auxílio da automação nos estoques e aplicativos que facilitam a interação com clientes, são exemplos simples mas que já fazem parte de uma empresa competitiva. Por meio de recursos tecnológicos é possível agilizar o processo de compra dos consumidores, otimizar o tempo dos atendimentos, acelerar a separação das mercadorias, além de oferecer maior confiabilidade no acompanhamento dos pedidos.   A TW, preocupada em tornar a experiência com o cliente mais agradável, já tem um aplicativo exclusivo. Por meio dele é possível otimizar serviços, calcular fretes, entrar em contato com profissionais especializados, entre outros recursos. O aplicativo é grátis e pode ser instalado acessando a Google Play, para  Android, ou App Store para iOS. Confira!  

Qualificação da equipe

Para melhorar ainda mais a experiência de seus clientes é necessário, antes de tudo, garantir que a sua equipe desempenhe bons serviços. Por isso, além dos treinamentos para qualificação profissional, lembre-se também de trabalhar a mentalidade dos seus profissionais para que os mesmos estejam preparados para solucionar problemas, esclarecer dúvidas e se comunicar bem com os consumidores. Não só isso, invista em qualificação técnica para que consigam realizar as operações com segurança. Um serviço eficiente consegue impedir que perdas sejam computadas, evita que a deterioração dos produtos ocorram e que falhas durante a separação dos pedidos sejam frequentes. Está com dificuldades em concluir as entregas dos seus produtos? Saiba aqui, como agilizar as entregas da sua transportadora  

Apresentação adequada dos produtos

Com o acesso fácil à internet, os clientes passaram a ter acesso a um volume grande de ofertas e a disponibilidade para aquisição de produtos em qualquer parte do mundo. Muitas organizações estão investindo pesado em propagandas, enquanto esquecem que a qualidade e a apresentação dos produtos também é importante. Como a embalagem vai ser a primeira imagem que o consumidor terá do seu produto, o aspecto precisa estar praticamente impecável e sem qualquer apresentação de falhas. É claro que, sabemos que acidentes podem ocorrer durante o percurso, mas se certificar que as mercadorias chegarão seguras continua sendo o principal objetivo. Por isso, na hora de embalar os seus produtos, certifique-se que os mesmos estejam em pacotes apropriados, bem sinalizados e com embalagens forradas para proteger o conteúdo. Além disso garantir a segurança das suas mercadorias, colabora também para que os produtos sejam entregues em perfeitas condições.  

Contrate a transportadora certa

Por fim, e talvez um dos mais importantes, sempre tenha cuidado ao contratar um serviço de transporte. Embora os itens acima sejam fundamentais, os procedimentos serão todos ignorados caso as mercadorias não sejam entregues de forma correta e rápida. Sendo assim, selecione uma transportadora com credibilidade no mercado e que tenha uma equipe profissionais capacitados e comprometidos em realizar os serviços. Verifique se a empresa possui as certificações em dia, se ela oferece a infraestrutura adequada, e se tem em seu histórico a confiança para fazer as entregas com segurança. A TW Transportes, líder há mais de 50 anos no mercado logístico e de transporte,  garante aos seus clientes o máximo de eficiente e sucesso das entregas. Reconhece a importância em melhorar a experiência dos consumidores de forma gradativa, e que é grande responsável em oferecer ao mercado os serviços que todos precisam.   Quer ler mais conteúdos sobre como agilizar entregas e alavancar os seus resultados? Continue então acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todo o universo de transportes.  

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