Semana Nacional de Trânsito: conscientização e cuidados | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Semana Nacional de Trânsito: conscientização e cuidados

Marketing TW

Autor

Durante a Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, diversas ações foram feitas e a TW não ficou de fora!

“Perceba o risco, proteja a vida”. Esse é o tema oficial definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020, que tem como objetivo principal conscientizar a população acerca dos perigos do trânsito. 

Por isso, durante a Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme firmado no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diversas ações foram realizadas em todo o Brasil pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a fim de chamar a atenção, conscientizar e engajar na praticar comportamentos que valorizem a vida motoristas, passageiros, ciclistas, pedestres e todos que ajudam a compor o trânsito.

Debates virtuais

Neste ano, no entanto, devido às medidas de isolamento social provocadas pelo novo coronavírus, a Semana Nacional de Trânsito foi comemorada em um formato digital, promovendo encontros entre diversos especialistas para discutir ações para a conscientização associadas à educação, à engenharia e à fiscalização. Assim, foi possível trazer, por meio do diálogo, um alerta sobre o elevado número de acidentes de trânsito no Brasil e debater medidas para a melhora do panorama.

Dados sobre o Rio Grande do Sul

Em 2020, o Rio Grande do Sul tem apresentado queda no número de acidentes em relação ao ano anterior, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS), possibilitando uma análise positiva em relação às mudanças de atitude. Contudo, é preciso reforçar a importância de comportamentos seguros no trânsito, além de fortalecer a concepção de responsabilidade e respeito à vida de todos os indivíduos que constroem o tráfego diário.

Trânsito e saúde mental

A TW Transportes participou da live do Dia Nacional do Trânsito com o tema “Trânsito e Saúde Mental no Contexto Atual”, promovido pelo Setcergs e pelo programa Transportadora da Vida. O encontro virtual foi mediado por Alessandro Castro, chefe do grupo de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal, contando com a presença de Aurinez Schmitz, especialista em psicologia do trânsito, e André Weinert, técnico de formação profissional do SEST SENAT de Porto Alegre. Para assistir, clique aqui.

O foco principal da conversa foi a compreensão dos impactos na saúde mental que podem gerados no atual contexto de pandemia e como isso afeta as pessoas no trânsito — sobretudo os profissionais de transporte. A importância do debate para a TW Transportes, além de elucidar como os problemas de saúde mental impactam o trânsito, é dar a atenção devida à prevenção e aos cuidados com os nossos motoristas! 

FAÇA SEU PLANEJAMENTO LOGÍSTICO COM A TW

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER, INCLUSIVE NO TRANSPORTE E NA LOGÍSTICA!

NOVAS INSTALAÇÕES DA TW TRANSPORTES EM SAPUCAIA DO SUL

Receba nossas newsletters