Desafios Logísticos em tempos de Coronavírus: como superá-los? | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Desafios Logísticos em tempos de Coronavírus: como superá-los?

Marketing TW

Autor

Uma das questões que mais preocupam as empresas,...

Uma das questões que mais preocupam as empresas, hoje, é “como superar os desafios logísticos em meio ao coronavírus?” 

O covid-19 tem limitado o fluxo de pessoas nas ruas e modificado padrões de trabalho. Então, devido ao isolamento social causado pela pandemia, as compras online dispararam cerca de 40% no último mês

Esse aumento de usuários comprando pela internet tem exigido uma resposta rápida das empresas para entregar as mercadorias nos prazos.

No entanto, nem todas as empresas parecem estar preparadas para encarar esse cenário de crise, muito menos conseguir atender a demanda.

A sua empresa está preparada? 

Veja, nesse artigo, quais são os impactos que a pandemia está causando no setor de transporte e logística, e de que forma é possível superar os desafios logísticos em meio ao coronavírus

Boa leitura! 

Desafios logísticos em tempos de coronavírus

 

Falta de mão de obra atrasa a distribuição de produtos

Por medida de segurança, muitas pessoas estão adotando as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre ficar em casa. 

Essa medida, embora importante e necessária, tem impactado a distribuição de produtos uma vez que a falta de mão de obra e veículos está atrasando as entregas.

O setor de logística e transporte está buscando novas fórmulas para acelerar os processos, atender os clientes e suprir a demanda mesmo na falta de funcionários e motoristas.

A empresa estaciona sem o apoio da tecnologia

O isolamento social tem mostrado o quanto somos dependentes da tecnologia, não é? 

As pessoas estão ficando em casa e utilizando a internet para realizar trabalho home office, assistir filmes e seriados ou até mesmo pagar contas por aplicativos de bancos. 

No entanto, existem empresários que ainda não utilizam ferramentas tecnológicas e nem sistemas online para agilizar seus processos. Por conta disso estão perdendo eficiência e sendo ultrapassados pelos concorrentes. 

Aquelas que até então não tinham o foco na inovação, estão aproveitando esse período de quarentena para reavaliar seus objetivos. Também analisar os métodos de trabalho e a possibilidade de automatizar os processos logísticos.

Setor de transporte e logística precisa ser mais eficiente

O setor vem enfrentando uma série de desafios logísticos em meio ao coronavírus

Os principais obstáculos são a urgência em entregar os pedidos no prazo e a alta demanda de alguns produtos como, por exemplo, alimentos e medicamentos.

Como o e-commerce está crescendo rápido, e como a tendência é que mais usuários comprem pela internet daqui para a frente, as empresas precisam correr contra o tempo para ganhar mais eficiência nos processos logísticos. 

Do contrário, podem correr o risco de ser substituídas por empresas mais modernas e bem preparadas para atender a demanda.

Segundo o presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Francisco Pelúcio, o setor de logística e transporte é ainda mais necessário em um momento como esse.

Primeiro, porque ajuda a abastecer a população e segundo porque mantém o funcionamento da economia. 

É importante que os serviços de transporte continuem funcionando, e que as empresas tenham consciência de fazer isso de forma segura e responsável. 

Operações de importação e exportação interrompidas 

As operações de importação e exportação de carga também estão sendo impactadas pelo coronavírus. 

Armazéns e portos chineses estão superlotados de mercadorias, enquanto a falta de mão de obra e veículos impede a distribuição dos itens.

Não só isso, alguns empresários também estão sofrendo com a falta de contêineres disponíveis para exportação. Isso porque boa parte dos equipamentos utilizados para transportar as cargas foram enviados à China e ainda não retornaram ao país.

Como superar os desafios logísticos causados pelo coronavírus

Muitas empresas ainda estão confusas e não sabem o que fazer nesse momento de pandemia. 

Afinal, não existe previsão de quando as coisas vão se normalizar por isso não sabem se vão conseguir (ou não) atender a demanda. 

Porém, é possível amenizar os impactos se o setor tomar algumas medidas. 

Abaixo, veja algumas sugestões que podem ajudá-lo a superar os desafios logísticos causados pelo coronavírus

Você já ouviu falar em aplicativos?

Aplicativos são programas de software desenvolvidos para dispositivos inteligentes. Oferecem uma série de recursos, que podem ser acessados pelos usuários através de um aparelho celular ou smartphone.

Em tempos de coronavírus, essa tecnologia tem sido uma grande aliada para o setor. Isso porque a ferramenta permite que os clientes solicitem serviços e acessem recursos sem sair de casa.

O app da TW, por exemplo, permite que o cliente faça cotações online além de acompanhar as mercadorias por meio do rastreio de entregas. 

Não só isso, podem entrar em contato com a transportadora para agendamento de coleta ou esclarecimento de dúvidas sobre como agir no momento das entregas. Também verificar qual é a forma correta de higienizar os produtos por meio do atendimento via chat. 

Tenha profissionais responsáveis e comprometidos

A melhor forma de combater a pandemia é por meio da conscientização. 

Como o setor de logística e transporte é fundamental para o abastecimento da cadeia de suprimento, os profissionais precisam ser responsáveis e estar comprometidos para realizar os processos logísticos com o máximo de segurança.

Instruir toda a equipe sobre a importância da higienização e como cada um deve se proteger são formas de manter os profissionais conscientes antes, durante e após os trabalhos.

Se cada profissional cuidar de si e fizer a sua parte, fica mais fácil de combater o coronavírus e manter os processos logísticos funcionando.

   

Automatização de processos logísticos

A alta demanda de produtos têm exigido uma postura rápida das empresas. 

Se não tiver processos logísticos eficazes, por exemplo, a empresa não consegue atender a demanda e com isso perde espaço para a concorrência.

Para superar os desafios causados pelo covid-19, os empresários precisam estar dispostos a investir na automação de processos. Só assim serão capazes de atender o mercado mesmo com a escassez de mão de obra e veículos. 

Gostou do tema?

Já sabe como superar os desafios logísticos causados pelo coronavírus ou ainda ficaram dúvidas? Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato com a nossa equipe

Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo de logística e transportes.

FAÇA SEU PLANEJAMENTO LOGÍSTICO COM A TW

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER, INCLUSIVE NO TRANSPORTE E NA LOGÍSTICA!

NOVAS INSTALAÇÕES DA TW TRANSPORTES EM SAPUCAIA DO SUL

Receba nossas newsletters