Como prospectar clientes por e-mail | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Como prospectar clientes por e-mail

Marketing TW

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Seus potenciais clientes recebem centenas de e-mails de vendas todos os dias. Eles abrem apenas uma fração desses e-mails, leem ainda menos deles e respondem a menos de 10. Saiba, neste post, como escrever um e-mail de prospecção que recebe respostas.

  As empresas estão sempre procurando formas rápidas e eficientes de prospectar clientes. No entanto muitas não sabem como fazer isso, nem quais alternativas se encaixam às necessidades do seu negócio. O e-mail de vendas, por exemplo, é uma excelente ferramenta nessa captação. E embora seja uma tecnologia comum no dia-a-dia, existem profissionais que ainda não conseguem fazer uso disso para alavancar as vendas. Por não saberem como fazer o uso correto da ferramenta, criam e enviam mensagens que acabam sendo ignoradas por clientes em potencial. Isso já aconteceu com você? Quer mudar isso? Veja, neste post, algumas dicas que vão ajudá-lo a aumentar a sua taxa de resposta e a conquistar o seu público-alvo mais depressa.   Como prospectar clientes por e-mail

Sugestões para um e-mail de vendas eficaz

Escrever um e-mail de vendas parece fácil, mas a verdade é que essa tarefa não é tão simples assim. Existem alguns cuidados que precisam ser tomados ao enviar conteúdos e isso para garantir que as mensagens sejam atrativas e mais interessantes para uma possível conversão. Veja abaixo algumas delas.  

Título do assunto

Esse é, talvez, um dos passos mais importantes para chamar a atenção do seu público. O título do assunto é o espaço onde você vai apresentar a sua proposta, por isso não basta apenas digitar uma frase sem sentido e esperar que os resultados apareçam. Assim como o restante do conteúdo, é preciso tomar cuidado com as palavras que estão sendo utilizadas, os erros de ortografia e também a forma com que o material está sendo exibido. Para garantir que o título do seu e-mail seja o mais eficiente possível, procure escrever a linha do assunto como uma pessoa real. Não trate o seu cliente como um estranho sem conexão, nem utilize caracteres customizados sem qualquer necessidade. Reporte-se à ele de forma simples e clara, como alguém interessado em resolver as suas dores. Fuja do estilo boletim informativo e valorize sempre um diálogo respeitoso. O cliente quer ser tratado de igual para igual.   Outro ponto importante é evitar títulos fascinantes.  Se você realmente quer que o seu e-mail de vendas seja levado à sério, não enfeite a linha do assunto nem construa uma frase muito discursiva. Você precisa conhecer o perfil do seu cliente para escrever de uma forma com que ele se sinta interessado a clicar no conteúdo. Também aconselhamos a não escrever o título do seu e-mail com todas as letras em maiúsculo. Quando é redigida nesse formato a frase se torna pouco atrativa, parecendo que foi feita para uma centena de pessoas. O foco é tornar a comunicação com o cliente objetiva então quanto maior a aproximação com o leitor, melhor. E que tal colocar uma pergunta no título? Ao fazer isso você estará abrindo as portas para uma comunicação mais direta. Mas lembre-se que é preciso formular o questionamento como parte de uma conversação, por isso não exagere nos pontos de interrogação nem seja tão repetitivo. Você quer manter um diálogo com ele, então faça uma pergunta que o estimule a responder.  

Abertura do e-mail

Qual é o perfil do leitor? Os produtos são direcionados a um público mais jovem ou mais maduro? Conhecer o seu cliente alvo pode auxiliar e muito na formulação da abertura do e-mail. Normalmente os mais jovens respondem bem à diálogos que iniciam com “Oi” e “Olá”, enquanto que os mais velhos preferem algo mais formal como “Sr.” e “Sra.” É importante conhecê-los para então direcionar e fazer uso da linguagem certa. Além disso é importante manter a abertura do e-mail conectada ao título do assunto, ok? Não adianta criar um título “épico” e acabar pecando no restante do conteúdo. Existe um motivo do seu cliente ter clicando do e-mail, e isso porque está interessado em conferir a proposta. Caso ele comece a ler e as expectativas não forem atendidas, é bem provável que acabe ignorando o restante do material assim como também todos os conteúdos futuro. Por isso, cuidado! Esse descuido pode acabar prejudicando as vendas. Outro ponto interessante é manter o diálogo o mais claro e objetivo possível. Assim como você, o cliente também pode estar atarefado e sem tempo para acompanhar os materiais. Muitos dos e-mail escritos por empresas acabam sendo longos e redigidos para manter o leitor “preso”, mas nem sempre essa abordagem surte um efeito positivo. Depois de ler um ou dois conteúdos, ele pouco fará questão de continuar. Primeiro porque o tempo é curto e segundo porque os textos muito longos acabam se tornando previsíveis. Deixar o e-mail simples e objetivo é uma forma excelente de fornecer o produto, poupar o tempo e preservar uma comunicação rápida.   [caption id="attachment_557" align="alignnone" width="720"]Como prospectar clientes por e-mail Adaptar a linguagem do texto de seu e-mail ao perfil da pessoa que receberá ele é uma maneira básica de aumentar suas chances de receber uma resposta.[/caption]  

Corpo do texto   

Antes de encaminhar o e-mail responda: qual é o objetivo do seu contato com o cliente? É apresentar o produto, oferecer uma avaliação gratuita ou incentivar uma visita para outro material? As formas de redigir um texto são inúmeras e quanto maior for a clareza sobre o que está sendo vendido, maior são as chances de prospecção. Por isso, esforce-se para criar um e-mail marcante. Faça com que o cliente se sinta interessado em conhecer as sua empresa. Apresente o seu negócio de maneira sucinta, esclareça quais os objetivos e destaque os benefícios da oferta caso ele queira adquirir os produtos  — tudo isso de forma clara e sem rodeios, é claro!  

Fechamento e Call to Action  

Se o interesse da empresa é prospectar clientes, você não pode deixar de encerrar o e-mail com uma call to action. É preciso direcionar o seu público pela jornada de compra, e a CTA é uma forma eficiente de ajudá-lo. Ela vai servir para orientá-lo nesse processo, seja adquirindo maior conhecimento sobre a empresa ou até sobre um determinado produto. O importante aqui é tornar a experiência o mais agradável e interativa possível. Assim ele vai sentir que está em contato com alguém real e de confiança, e não apenas um software ou máquina. O que achou do tema? Quer expandir os seus negócios ou saber como a logística pode ajudá-lo a prospectar novos mercados? Continue então lendo o nosso blog ou entre em contato direto com um de nossos especialistas.

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