Como as empresas estão usando a logística para ampliar negócios
MKT TW
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Entenda como é possível usar a logística para ampliar o mercado da sua empresa.
Quando falamos em expandir mercados não podemos deixar de citar a logística como sendo fator predominante nesse processo. Afinal, as empresas que realmente esperam ter o negócio consolidado precisam investir na infraestrutura, tecnologia e no gerenciamento das suas atividades. Para aumentar a produtividade da empresa, fazer uso da logística para ampliar resultados têm sido uma estratégia certeira para automação e o progresso nos setores. As empresas que não estiverem dispostas a seguir com o desenvolvimento correm o sério risco de perderem valor e de verem seus serviços sendo trocados pela concorrência.Quer saber como a logística pode ampliar o mercado da sua empresa? Continue então lendo esse post!Como utilizar a logística para expandir meu negócio?#1. Realize um estudo do mercadoAntes de tomar qualquer decisão relacionada aos produtos, rotas, entre outros, certifique que a sua equipe já tenha realizado um estudo de mercado. Isso porque, por meio dos resultados, a empresa consegue identificar quais as reais necessidades dos clientes podendo também explorar segmentos novos ou pouco investidos no setor.Nessa coleta de dados, o gestor logístico consegue determinar qual o melhor caminho a ser percorrido, impedindo assim que riscos e perdas desnecessárias sejam calculados de curto à longo prazo. As organizações que não querem perder dinheiro e nem esperam medir esforços sem qualquer garantia, precisam apostar em estudos detalhados, verificando sempre qual o segmento da atividade à ser traçado.#2. Invista na expansão em escalaSe o objetivo é fazer crescer os negócios, investir na logística e organizar as escalas é fundamental. Por isso, deixe planejado o aumento da sua produção e realize testes junto aos consumidores. Dessa forma, é possível analisar a maneira com que o mercado está reagindo em relação aos produtos. Caso o segmento da sua empresa necessite de máquinas para aumentar a produção, realize então procedimentos de maneira gradativa para não ter de arcar com um impacto negativo sobre os resultados das vendas. É preciso sentir o mercado. Por isso tenha em mente que, quanto mais estratégico for o movimento, mais solidificado e seguro o seu negócio estará expandindo. #3. Alugue galpões logísticosOutra forma de expandir mercados é alugando galpões para promover ainda mais a sua empresa. Por meio deles é possível armazenar uma quantidade maior de mercadorias, além de manter os estoques em dia e bem estruturados. Isso permite o melhor gerenciamento sobre os produtos e outros processos logísticos. Além dessa alternativa ser mais acessível para as organizações, alugar esse tipo de espaço pode também se mostrar uma alternativa mais segura e eficiente para quem espera suprir necessidades e demanda de pedidos. #4. Organize a expansão dos setoresQuando a empresa espera ampliar o alcance nos negócios, os gestores precisam refletir sobre cada um dos setores e quais as melhorias que podem ser implementadas para aumentar a capacidade produtiva. Mesmo que a organização tenha que lidar com uma procura alta de produtos, é a equipe capaz de desempenhar funções com qualidade que se tornam um diferencial. Por isso, certificar que todos os setores estão recebendo suporte e investimento tecnológico podem influenciar e muito os processos da organização. Essa estratégia não só ajuda a agilizar a mão-de-obra, como vai sustentar também um padrão de qualidade no mercado.#5. Diversifique os seus produtos e serviçosSabemos que ampliar a infraestrutura da empresa é importante, mas apostar em produtos e serviços inovadores é essencial para fazer crescer o público. Para competir no mercado e ter uma empresa capaz de se destacar das concorrentes é preciso inovar e aumentar a busca pelas mercadorias.Por isso, apostar na diversidade pode ser uma excelente opção. Isso permite aos consumidores novas alternativas (mais diversificadas) de compra, o que aumenta o interesse, gerando maior retorno e lucratividade para os negócios. A empresa passa a alcançar um público que antes parecia não se encaixar aos objetivos, aumentando assim a procura e a venda de outros produtos.
[caption id="attachment_398" align="alignnone" width="1239"] Planejar é um passo importante na expansão de seus negócios.[/caption]
#6. Planeje a compra da matéria primaExpandir mercados é um processo que leva tempo, investimento e trabalho duro. Se o empreendimento faz o uso da matéria-prima para produção, avaliar a qualidade e a origem dos fornecedores irá determinar se a empresa fornece ou não produtos de qualidade. Sendo assim, quando a marca tiver pretensão em aumentar os negócios, entrar em contato com profissionais comprometidos e que já possuem conhecimento sobre o setor, pode facilitar e muito o processo na distribuição de mercadorias. Não apenas isso, é importante contar também com fornecedores novos. Eles não só podem ajudar a empresa na disponibilização de outros produtos, como para atender pedidos quando os atuais não conseguirem, eventualmente, suprir a demanda.#7. Diversifique seus canais de vendasSe antes as lojas físicas eram a única alternativa para as empresas, hoje não é mais assim. Com a tecnologia, novas formas de marketing foram criadas e implementadas para expandir mercados. Esses meios podem ser o e-commerce e outras plataformas digitais, como redes sociais, blogs e e-mails, por exemplo.Diversificando os canais de venda, a empresa não só consegue dispor aos clientes o acesso rápido aos seus produtos, como oferece também a comodidade para que eles façam isso sem a necessidade de se dirigirem até um dos estabelecimentos. Incrível, não é mesmo? Essa estratégia permite que você consiga alcançar mercados maiores e públicos novos, fazendo o uso de ferramentas e canais digitais que só tendem a auxiliar a marca para o sucesso.#8. Invista em outras unidadesAlém de usar canais digitais para promover a marca, investir em novas unidades pode ser outro fator chave para conseguir um posicionamento no mercado. Com a instalação de estabelecimentos novos e em pontos estratégicos, as pessoas passam a conhecer a empresa, facilitando o acesso de produtos e serviços aos clientes já fidelizados. No entanto, para suprir toda a demanda e conseguir atender às expectativas dos clientes, é necessário que os gestores estejam preparados e dispostos a investir em um bom planejamento de logística. Isso não só garantirá o sucesso dos negócios, como aumenta o reconhecimento dos clientes e a expansão sobre demais marcas.Quer usar a logística para ampliar os negócios? Entre em contato eveja como a TW Transportes pode ajudar você a conseguir isso!