Como a pré-venda pode alavancar o seu negócio | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Como a pré-venda pode alavancar o seu negócio

Marketing TW

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Investir no treinamento da equipe de pré-vendas pode gerar muitos bons e novos negócios.

Vender é uma arte que requer o uso de todas as ferramentas disponíveis para alavancar as vendas e fazer o negócio prosperar cada vez mais. Hoje, o marketing digital é um aliado do comercial. Outra ação que também está em alta é a pré-venda, que consiste em um contato inicial com possíveis clientes, a maioria captada através dos leads.

Quer saber mais como isso funciona? Confira este artigo!

Eficiência é uma das palavras-chaves da área de vendas. Para dar mais agilidade aos seus processos, muitas empresas estão investindo fortemente no setor de pré-vendas, também conhecido como sales development ou business development.

Dá para dizer que o setor de pré-vendas chegou para abrir caminhos de modo que os vendedores foquem nas negociações. Ele é estratégico para os negócios, já que faz contato com todos os potenciais clientes, apontados por indicações e pela análise dos leads, pessoas que visitam a página da empresa na internet e cadastram os seus dados.

O pré-vendas vai iniciar um relacionamento com esse cliente em potencial e inseri-lo no chamado funil de vendas. Quanto menor for o tempo de resposta a um lead, maior a possibilidade do contato se tornar um cliente. Desse modo, o indivíduo ainda estará pensando na empresa e no serviço que ele buscou no seu site quando receber a ligação do pré-vendas.

O atendente do pré-vendas é quem faz a apresentação inicial dos produtos e dos serviços, encaminhando também o contato de forma rápida para o vendedor, que pode concluir o processo de venda com maior agilidade, o que é bom para o cliente e para a empresa. “Com a atuação do pré-vendas, o trabalho do vendedor se torna mais eficiente, pois o tempo é utilizado de forma mais inteligente e mais rápida, afinal o vendedor se dedica de forma verticalizada”, explica Douglas Klock, gerente nacional de vendas e marketing da TW Transportes.

O pré-vendas também “abastece” os vendedores com muitos possíveis clientes, entregando leads qualificados, isto é, com chances reais e concretas de se tornarem um consumidor do produto ou serviço.

No setor de transportes e logística, a equipe de pré-vendas vem se mostrando necessária. Na TW Transportes, esse ramo foi implementado há cerca de 1 ano e já está alinhado com a filosofia da empresa. “O pré-vendas ‘esquenta’ o contato daquele potencial cliente para o time de vendas, verticalizando a atuação do nosso vendedor”, comenta Douglas, que entende o papel fundamental dessa área de facilitar a prospecção de novos clientes, “atuando como um mecanismo de refinamento das oportunidades e garimpando novos potenciais clientes”.

Na TW Transportes, o pré-vendas tem um papel protagonista no começo do funil de vendas. A área tem colaborado ativamente para a oxigenação da base de clientes, agindo ativamente, inclusive, no lançamento de novos produtos, como a carga dedicada e o transporte para o Mercosul. Os resultados são tão positivos que, neste ano, a transportadora triplicou a equipe de pré-vendas.

Para que essa área funcione efetivamente, o time pré-vendas tem que ser qualificado e estar alinhado às necessidades da empresa. Em uma conversa telefônica, ele tem que descobrir informações importantes sobre a pessoa e, ao mesmo tempo, gerar valor para ela seguir interessada. Além disso, o atendente de pré-venda é um propagandista da empresa, atuando como um especialista dos produtos e dos serviços ofertados.

Por isso, investir no treinamento da equipe de pré-vendas pode gerar muitos bons e novos negócios!

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