Carga completa ou carga fracionada: qual garante mais vantagens? | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Carga completa ou carga fracionada: qual garante mais vantagens?

Marketing TW

Autor

Entre uma modalidade de frete e outra, um dos...

Entre uma modalidade de frete e outra, um dos principais motivos para uma empresa escolher um tipo específico de transporte está em economizar. Selecionar um serviço que seja rápido, confiável e, ao mesmo tempo, acessível para o bolso do cliente e do embarcador. Com as mudanças ocorrendo no mercado e a demanda dos pedidos crescendo, as transportadoras precisaram se reinventar para manterem-se competitivas, o que acabou contribuindo para a criação de meios mais flexíveis de distribuição de produtos. Uma dessas mudanças -- e talvez a mais significativa -- ocorreu com a modalidade de Carga Fracionada, uma alternativa distinta à Carga Completa. Prometendo maior agilidade e menores custos, esse sistema de cargas tem conquistado espaço na rotina dos comerciantes. Mas, será que ele realmente é a melhor opção? Será que esse sistema de transporte tem garantido resultados mais satisfatórios para os negócios? Veja, neste post, qual a diferença entre a Carga Completa e Carga Fracionada, e descubra qual é a modalidade mais vantajosa para a sua empresa.  

Carga fracionada x Carga Completa: qual é a diferença?

Você precisa conhecer qual é o melhor transporte para o seu negócio ou do contrário pode acabar perdendo dinheiro. E para fazer isso, não basta apenas selecionar entre um sistema de cargas e outro, mas sim reconhecer aquele que consegue atender as necessidades da sua empresa, e que ajuda você a acelerar a sua logística de distribuição. Mas antes que continuemos com o assunto, vou sugerir que você pegue um papel, anote minhas perguntas e então reflita:
  • Quem são seus clientes?
  • Qual é a quantidade de mercadoria que você pretende transportar para cada um deles?
  • Qual a previsão para a entrega dos pedidos?
  • Qual é a rota mais segura que a sua transportadora deve seguir?
Enfim, essas perguntas são importantes e vão ajudá-lo a planejar (com maior sucesso) o seu próximo carregamento. Agora que você já fez isso, o que acha de continuarmos? Quer saber como a logística pode ajudar no planejamento estratégico da sua empresa? Clique aqui e descubra!  

Carga Completa

O sistema de Carga Completa ocorre quando a empresa decide utilizar todo o espaço do veículo para transportar os seus produtos. Ou seja, ela contrata o serviço de frete de forma exclusiva, assim como assume também todos os custos relacionados à sua movimentação. Na maioria dos casos essa modalidade de carga é adotada quando existe uma solicitação de entrega urgente pelo cliente, quando o volume da mercadoria é grande o bastante para ocupar todo o espaço do transporte, ou quando o produto possui características que exigem um cuidado redobrado. Nesse caso a mercadoria precisa ocupar um caminhão sozinho ou do contrário pode acabar danificado, ou terminar danificando os demais produtos.  

Carga Fracionada

Já na Carga Fracionada o sistema é um pouco diferente. O transporte de fracionados é realizado pelo envio de remessas pequenas, insuficientes para ocupar um veículo inteiro. Diferente da carga completa, a empresa aqui irá compartilhar o espaço com outras marcas, dividindo também os custos de transporte. A vantagem dessa modalidade é que as empresas só irão pagar pelo espaço utilizado no caminhão da transportadora e não pelo espaço total do veículo. Esse é um sistema de cargas que têm sido bastante utilizado em e-commerces de varejo e comércio eletrônico, isso porque consegue solicitar a entrega de vários produtos assim que processado o pedido nas lojas. Quer saber tudo sobre Cargas Fracionadas? Confira, neste post, o que é transporte de fracionados e quem pode fazer uso dessa modalidade!  

Qual o sistema de cargas mais benéfico para o meu negócio?

Como vimos nos tópicos acima, a Carga Fracionada e a Carga Completa apresentam propostas completamente diferentes, certo? Logo, cada uma delas foi criada para atender também à necessidades distintas. Não existe superioridade entre elas, apenas formas singulares de utilizá-las. Ficou confuso? Veja a Carga Completa, por exemplo. Ela é uma modalidade de frete excelente para as empresas que trabalham com cargas em grande quantidade, ou que possuem mercadorias mais “sensíveis”. Como as encomendas seguem um destino específico (sem necessidade de paradas), o manuseio dos produtos acaba sendo limitado, assim como o risco de ocorrerem acidentes e extravios. Além disso acabar saindo menos custoso para o embarcador, vale lembrar que, como os processos de entrega são menores na Carga Completa, o custo total de distribuição também é menor. O que é ótimo! Por outro lado a Carga Fracionada pode ser bastante interessante para as empresas que trabalham com uma variedade de encomendas, com destino à vários destinatários. Embora essa alternativa pareça um pouco mais custosa de primeiro momento (por conta de todo o trabalho para estruturar e planejar as remessas), essa modalidade acaba sendo bastante interessante já que consegue atender um maior número de clientes ao “mesmo tempo” -- coisa que a Carga Completa não consegue. Como pode ver, não é a escolha entre uma modalidade e outra que vai te fazer economizar mais tempo e dinheiro, e sim uma análise sobre um todo para tomar uma decisão. Depois disso, fica mais fácil  montar uma estratégia voltada em melhorar a logística e atender os seus clientes mais rápido. Legal, não é?  

Então, que tal recapitularmos?

Se a sua empresa transporta um volume grande de produtos (para uma determinada região), a Carga Completa pode ser a alternativa mais vantajosa para o seu negócio. Já se a sua empresa trabalha com menor volume de produtos (porém variados e distribuídos em pontos espalhados pela região), a Carga Fracionada pode ser a opção certeira para alavancar seus ganhos e expandir mercados. Mas antes de tudo, não esqueça que os resultados vão depender de você, do seu planejamento e do interesse em analisar todas as alternativas.   O que achou do tema? Gostou das dicas? Entendeu que, tanto a carga completa como a Carga Fracionada podem ajudar sua empresa? Caso você esteja precisando de ajuda para selecionar o melhor frete, ou quer saber mais sobre como funciona o mundo dos transportes, acesse o nosso blog ou entre em contato com um de nossos especialistas. A TW Transportes está aqui para te ajudar!

FAÇA SEU PLANEJAMENTO LOGÍSTICO COM A TW

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER, INCLUSIVE NO TRANSPORTE E NA LOGÍSTICA!

NOVAS INSTALAÇÕES DA TW TRANSPORTES EM SAPUCAIA DO SUL

Receba nossas newsletters