Treinamento de Lideranças na TW Transportes | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Treinamento de Lideranças na TW Transportes

MKT TW

Autor

Um bom líder deve estar preparado para comandar sua equipe, afinal é ele quem dá as diretrizes do trabalho que todo o grupo vai desenvolver. Mas as empresas estão investindo nessa qualificação de líderes? Por que é preciso ter lideranças ativas e instruídas? O mundo corporativo está cada vez mais competitivo, não apenas no que se refere à conquista dos clientes, mas também no em relação aos colaboradores e na retenção de talentos da empresa. Um dos diferenciais é o investimento que as companhias fazem no treinamento de lideranças. Ficou curioso? Então leia o artigo abaixo!

Por que treinar as lideranças? 

O treinamento de liderança traz vários benefícios para os colaboradores, se tornando uma poderosa ferramenta para impulsionar o desenvolvimento das empresas, uma vez que os líderes conhecem toda a equipe e vão conseguir extrair o potencial máximo de cada um. 

Além disso, líderes bem preparados e motivados trabalham com mais energia, contagiando suas equipes e gerando ganhos para a empresa como um todo, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo e deixando os clientes mais satisfeitos. 

Em um treinamento de liderança são desenvolvidas habilidades interpessoais, que envolvem aptidões mentais, sociais e emocionais que se tornam ferramentas de grande valor para a tomada de decisões e fazem com que esses líderes se sintam mais seguros para avaliar as situações que surgirão. 

Lidera TW

Esse é o pensamento da TW Transportes e Logística! Dentro do mapeamento das necessidades de treinamento que é realizado anualmente pela Área de Gestão de Pessoas Corporativa, em conjunto com a alta direção da empresa, a TW definiu que a partir de 2021 estaria desenvolvendo um treinamento para suas lideranças. Foi aí que surgiu o programa Lidera TW, englobando 4 grupos: 

  • Alta Gestão ( Voltado à presidência) 
  • Gerentes 
  • Coordenadores e supervisores 
  • Academia de líderes 

A definição de trabalho para 2021 foi baseada em dois desses grupos: Gerentes e Coordenadores e supervisores.

Lidera TW Gerentes 

O Lidera TW Gerentes foi dividido em 5 módulos, através de encontros online conduzidos pela parceira Gestora DHE, com a instrutora Francielle De Cezaro. O principal objetivo era criar sinergia entre os líderes, fortalecendo a comunicação desse grupo, e promover o autoconhecimento, abordando um desenvolvimento comportamental de trocas sobre feedback, gestão de conflitos, o papel do líder, entre outros assuntos. Através do Lidera TW Gerentes foi possível identificar algumas ações e comportamentos que são reflexo da cultura e da gestão da empresa. Os resultados mostraram que líderes capacitados e engajados desenvolvem melhor suas equipes, proporcionando maior produtividade, resultados e melhoria contínua. 

Lidera TW Coordenadores e supervisores: 

O Lidera TW Coordenadores e Supervisores foi dividido em 6 módulos, também com encontros online, conduzidos pela parceira, a consultora Márcia Cristina Rigo. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento comportamental para apoiar o gestor no acompanhamento e desenvolvimento das suas equipes, com maior performance e resultados. Foram trabalhados temas como: inteligência emocional, autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia, habilidades sociais, os tipos de comunicação (passiva, agressiva, assertiva, comunicação não violenta), Feedback e Feedforward, liderança situacional e engajamento de equipes. 

Os objetivos do Lidera TW foram alcançados com êxito nestes dois primeiros grupos, onde foi conseguido explorar conhecimentos e oportunidades, vivências e convivências, relacionamento e influência, preparando os gerentes, coordenadores e supervisores para que tenham uma liderança cada vez mais forte e preparada para conduzir suas equipe. 

Líderes experientes e capacitados são um diferencial para qualquer empresa!

TW Transportes, todos os caminhos levam ao futuro!

Transporte para o Mercosul: qualidade e segurança são fundamentais

Dia do Consumidor: encantando seus clientes

Mulher na Logística: quebrando barreiras