Transportadora x Correios: qual é a melhor alternativa? | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Transportadora x Correios: qual é a melhor alternativa?

MKT TW

Autor

Você sabe a diferença entre enviar uma encomenda por transportadora ou Correios? Não? Veja, neste post, qual a distinção entre ambos os envio e saiba selecionar qual é a melhor alternativa para a sua empresa.

Sabemos que o serviço de frete pode ajudar no fortalecimento da marca, redução de custos, garantia de entregas mais acessíveis e aumento na qualidade dos produtos. Contudo, muitos não sabem reconhecer qual a melhor alternativa e nem como  fazer uso dela para obtenção de resultados. Por isso, para esclarecer à essas dúvidas, abordamos aqui as principais diferenças entre o envio por uma transportadora e os Correios. Com base nos informativos abaixo é possível reconhecer suas características, e escolher a modalidade que mais se ajusta aos seus objetivos. Então, se você não sabe qual a distinção entre elas e nem qual a melhor opção para o seu negócio, continue acompanhando esse post!  

Transportadora x Correios: quais as distinções?

Abaixo, veja quais as particularidades de cada tipo de frete, e saiba escolher a que melhor vai atender os seus objetivos e clientes.

1. Custo do frete

O valor do frete é um fator que pode influenciar o fecho de qualquer negócio, não é mesmo? Quando trata-se do envio de mercadorias leves ou de baixa vulnerabilidade por exemplo, muitos empresários acabam optando em contratar os Correios por acreditarem que o serviço de transporte é mais acessível ao bolso — isso porque o valor é calculado sobre o peso do pacote. Porém, seja no transporte de cargas fracionadas ou enviando maior volume de pedidos, uma transportadora pode ser a melhor alternativa para os que esperam otimizar ainda mais as suas entregas. Como os motoristas transportam por cidades e capitais com maior frequência, a probabilidade dos clientes receberem os produtos em menor tempo, é mais garantida.   [caption id="attachment_345" align="alignnone" width="700"]Transportadora x Correios: qual é a melhor alternativa? Até mesmo o custo de frete de uma transportadora pode ser mais competitivo do que o dos Correios.[/caption]  

2. Prazo nas entregas

Junto aos custos do frete temos também outro fator importante que influencia em uma decisão de compra: o prazo no envio e recebimento dos produtos. Nesse caso, quanto mais longo for o período de entrega, mais barato costuma ser o serviço isso porque deve haver um equilíbrio entre o custo de transporte e as expectativas do cliente. Como existem consumidores que não se importam em esperar pelos produtos (contanto que paguem menos), muitas empresas utilizam dessa estratégia para atrair e também atender o público alvo. Embora a entrega por Correios seja econômica ela oferece prazos de entrega maior aos outros meios. Já no envio por transportadora, o serviço ocorre de forma inversa, sendo mais eficiente, direto e mais personalizado para cada cliente.  

3. Quantidade de pedidos

Caso o volume de produtos para uma mesma localização seja elevado, o serviço da transportadora pode ser a alternativa mais aconselhada para aqueles que esperam economizar. Ao ocupar a capacidade inteira do caminhão, as empresas conseguem diminuir os custos com o transporte, utilizando também do fator “tempo” para atender mais pedidos e aumentar a lucratividade. Quando o envio é realizado pelos Correios, o valor investido do frete pode acabar se tornar alto. Isso porque cada pacote vai gerar uma taxa específica, encarecendo ainda mais os serviços. Nesse caso, não existe a possibilidade de haver descontos nas mercadorias enviadas.   Está gastando muito para transportar pouco? Veja como é possível economizar no transporte de encomendas e o que deve ser levado em consideração na hora de contratar uma transportadora.  

4. Influência da distância

Os Correios costumam ser a primeira alternativa por conta de toda sua abrangência nacional. Como muitas regiões recebem correspondência, as empresas também acreditam que os produtos podem ser enviados à diferentes localidades. Porém, quando tratam-se de cidades distantes ou até mesmo com índices altos de risco, alguns clientes podem ser ignorados, não usufruindo dos serviços da empresa. Isso é algo que pode limitar os empresários na expansão de seus negócios, gerando incômodos desnecessários para os clientes que buscam esses serviços. Contar com uma transportadora eficiente, capaz de atender à todos os compradores, pode ser um diferencial competitivo e extremamente importante para fortalecer laços. Caso a sua empresa seja pequena ou esteja localizada em uma região com pouco acesso, optar por uma transportadora (com veículos de pequeno porte) pode ser a alternativa para garantir agilidade e eficiência nas entregas.  

5. Disponibilidade dos serviços

Embora o envio de mercadorias por Correios também seja eficiente, nem sempre é possível usufruir dos seus serviços (como quando estão em greve, por exemplo). O problema é que os consumidores querem ver as suas compras chegando no período estipulado, sem aprovação para inconvenientes e atrasos. Já em uma transportadora, esse tipo de risco não ocorre. Ao contratar os serviços de uma empresa de transportes, ela assume total e completa responsabilidade em cumprir as entregas, no prazo definido. Caso isso não ocorra é ela quem irá responder pelos atrasos ou qualquer dano que prejudique os produtos. Está perdendo clientes por causa do frete? Clique aqui e veja como reverter essa situação.  

6. Características e segurança da carga

Quando falamos em segurança é importante lembrar que cuidados com a carga precisam ser tomados. Se os Correios são uma alternativa segura para produtos resistentes, no envio de cargas maiores e frágeis é recomendado o orçamento direto com uma transportadora. Você pode também solicitar a atenção redobrada com as mercadorias e verificar a cláusula do contrato que já deixa pré-estabelecido uma restituição, caso acidentes ocorram (isso para as transportadoras). Por Correios, os empresários contam com o seguro de 1% sobre o valor declarado da mercadoria, sendo essa uma taxa exigida pela prestadora para cobrir extravios, possíveis roubos ou qualquer outro dano aos produtos.  

7. Rastreamento de produtos

O rastreamento dos pedidos é um adicional que pode ser encontrado tanto nos Correios como em uma transportadora. Esse é o tipo de benefício que a TW Transportes, especializada e experiente no mercado de transportes brasileiros, garante aos clientes que buscam ter tranquilidade durante as entregas. Como você pode ver, a decisão entre enviar pedidos com uma transportadora ou Correios é algo que fica a critério da empresa. É ela quem vai decidir o que é melhor para o seu negócio. Por meio de análises de preços, pesquisas de mercado ou até mesmo conversa com outros gestores, é possível saber qual das duas é a melhor alternativa e escolher aquela que mais irá atender os objetivos. Nossa dica é que você sempre verifique a urgência com que os seus consumidores querem receber os produtos e preste muita atenção as localizações. Priorize o bom atendimento, a credibilidade dos serviços, e opte por aquele que garante a entrega dos seus produtos de maneira prática e segura.   Gostou do tema? Quer saber mais sobre o transporte de cargas e como economizar com esse serviço? Continue então lendo o blog da TW Transportes ou entre em contato direto com um de nossos especialistas.

Transporte para o Mercosul: qualidade e segurança são fundamentais

Dia do Consumidor: encantando seus clientes

Mulher na Logística: quebrando barreiras