Tendências em Logística para 2020 | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Tendências em Logística para 2020

MKT TW

Autor

Quer sobressair e melhorar os resultados em 2020? Veja, neste post, 6 tendências em logística que vão deixar a sua empresa mais preparada para o mercado.

De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a expectativa para 2020 é que a economia brasileira cresça 2,5%. Isso significa que a competitividade vai ser maior no próximo ano e que as empresas precisam estar preparadas para atender o mercado, acompanhando as principais tendências em logística e melhorando seus processos. 

Precisam de uma mudança no seu mindset para igualar os negócios com a transformação digital, e realizar investimentos em tecnologias de ponta para otimizar processos e oferecer serviços com mais qualidade.    

As empresas que não estiverem dispostas a se modernizar ou não fizerem questão de acompanhar as tendências estão correndo o risco de serem ultrapassadas. E ninguém quer isso, quer? 

Preparado para tornar o seu negócio mais competitivo? Veja, neste post, quais são as principais tendências em logística para 2020, como cada uma delas funciona e como a sua empresa pode se beneficiar. 

Confira!

6 tendências em logística para 2020

Tendências em Logística

Blockchain

Blockchain é uma tecnologia que cria cadeia de blocos para armazenar dados. 

Esses blocos funcionam como um livro-diário e nele são adicionadas informações em sequência e de modo cronológico. Cada computador que estiver conectado a rede têm função de validar e repassar todas as transações para esses blocos. 

A Blockchain é conhecida como a ferramenta tecnológica do bitcoin, mas suas funcionalidades podem ser úteis para outros negócios além da criptografia de moedas. 

Dentro das empresas, por exemplo, a tecnologia Blockchain pode ser utilizada para garantir a segurança das transações envolvendo os pedidos, aumentar a confiabilidade das informações e melhorar a logística.

Internet das Coisas

Internet das Coisas, conhecida também como Internet of Things (IoT), está relacionada a conexão entre os objetos da vida cotidiana à internet. 

Segundo a Gartner, empresa que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção para tomada de decisões, a IoT deverá ter mais de 25 bilhões de dispositivos conectados em 2020. 

Isso significa que a tecnologia irá fazer cada vez mais parte dentro da cadeia de suprimento, gerando assim novos desafios para as empresas conservadoras. 

A IoT pode ser utilizada para revolucionar o monitoramento de produtos, controle de entregas e a gestão de estoque. No entanto, para que a empresa consiga ter esses benefícios, ela precisará estar disposta a reestruturar os seus modelos operacionais. 

Como a previsão é que mais objetos sejam conectados à rede, essa tecnologia passará a ser mais requisitada no próximo ano. 

Armazenamento na nuvem

A confiabilidade e segurança das informações são importante para garantir a qualidade dos processos logísticos. Como o armazenamento na nuvem é um serviço que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, têm sido visto como aliado para garantir a integridade dos dados. 

As informações da empresa são alocadas em uma plataforma online e lá o backup dos dados é feito de forma automática. Assim sendo, a empresa não corre o risco de ter seus documentos perdidos por consequência de uma falha ou problema no sistema.  

Além do acesso fácil às informações, o armazenamento em nuvem também é interessante para quem quer economizar. Uma vez que a tecnologia possui baixo custo e processa um grande volume de dados na rede, a tendência é que em 2020 essa ferramenta seja ainda mais utilizada.  

Entrega por drones

Em dezembro de 2013 a multinacional Amazon publicou um vídeo em que os pacotes eram entregues ao cliente por meio de um drone

Até então esses robôs eram visto apenas como equipamentos para tirar fotos e documentar vídeos. Porém, após a publicação do vídeo, passaram a ser considerados também como ferramentas de negócio.    

Como o mercado vai crescer e exigir métodos mais revolucionários para atender o consumidor, a proposta de entregar encomendas por drones é considerada uma tendência em potencial para o próximo ano.  

Analytics

As ferramentas de Analytics são utilizadas para facilitar a tomada de decisão. Por meio de relatórios, análises e comparativos, os gestores conseguem avaliar a situação real da empresa e com base nisso antecipar problemas e elaborar estratégias.  

A empresa que utiliza a tecnologia de Analytics é capaz de avaliar indicadores de desempenho, tornar os seus processos logísticos mais inteligentes e tomar decisões baseadas em fatos e não suposições.

As ferramentas de Analytics são importantes porque também podem auxiliar na logística e controle financeiro. E por oferecer uma série de benefícios, a tendência é que essa tecnologia seja cada vez mais utilizada pelas empresas. 

Logística compartilhada

A ideia por trás da logística compartilhada é reunir empresas que possuem os mesmos interesses e a partir daí criar métodos que tornem possível o compartilhamento de serviços. 

Quando as empresas fazem uso da logística compartilhada, dividindo espaços em armazéns por exemplo, elas conseguem economizar, melhorar o aproveitamento dos depósitos e otimizar processos. 

Como existe a utilização correta dos espaços e como o controle logístico se torna mais eficiente, as empresas conseguem realizar as entregas em menos tempo, atender o mercado mais rápido e com isso vender mais.

Conclusão

Percebe como investir na tecnologia é importante e que ignorar essa verdade pode ser extremamente prejudicial? Cada dia que passa centenas de novas empresas estão sendo abertas e essas já iniciam as suas atividades com ferramentas mais modernas e tecnológicas.

Acompanhar a transformação digital e investir em tendências não é importante apenas para otimizar os processos e atender os seus clientes mais rápido. É, também, para deixar a sua empresa atualizada e mais preparada para o mercado.

Sabemos que mudar é difícil e que utilizar soluções inovadoras pode ser um desafio. Porém, se você der o primeiro passo e começar a se preparar agora ficará mais fácil para você lá no futuro.

2020 está aí e novas oportunidades vão surgir daqui pra frente. E lembre-se que cabe à você decidir se quer ou não estar preparado para abraçá-las. 

Gostou do tema? 

Já sabe como utilizar as tendências em logística ao seu favor ou ainda ficaram dúvidas sobre o assunto? Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato com um dos nossos especialistas para ajudá-lo. 

Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as informações relacionadas à transporte e logística.

Transporte para o Mercosul: qualidade e segurança são fundamentais

Dia do Consumidor: encantando seus clientes

Mulher na Logística: quebrando barreiras