Lean na TW Transportes: resultados positivos | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Lean na TW Transportes: resultados positivos

MKT TW

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O Lean é uma filosofia que foi implementada com sucesso na TW Transportes há mais de dois anos. Confira nossos resultados após a aplicação dessa metodologia!

Existem diversas metodologias de gestão que focam, entre outras melhorias, no aprimoramento de processos, na redução de custos e no engajamento de colaboradores. O Lean é uma filosofia que foi implementada com sucesso na TW Transportes há mais de dois anos. De lá para cá, muitas foram as nossas conquistas em termos de melhoria contínua. Leia este blogpost e saiba mais sobre nossas ações e resultados. 

Foco nas pessoas

Um dos principais pilares do Lean é o trabalho desenvolvido com todos os indivíduos envolvidos na organização, dando atenção às necessidades de cada equipe e agregando valor por meio do desenvolvimento das pessoas. Com esse foco, foram desenvolvidas duas ações dentro do Projeto Central, nos meses de fevereiro e março de 2021. 

O primeiro deles foi o lançamento do Eureka, através do qual os colaboradores podem sugerir ações, expor ideias e propor melhorias. Ou seja, é um canal oficial específico para apreciar as ideias de cada um, independentemente do cargo ou setor. Todas as sugestões são avaliadas por uma comissão e as que são viáveis ganham um tutor para serem desenvolvidas.

Outra iniciativa se deu na formação de mais uma turma na metodologia MASP, um grupo de “solucionadores de problemas”, para trabalhar a cultura da melhoria contínua da qualidade. As habilidades dos colaboradores de resolver impasses são treinadas para que eles mesmos possam desenvolver melhores produtos, processos e serviços.

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Melhoria contínua

Além dessas ações, outras quatro estão em andamento dentro do Projeto de Segurança, e tiveram respostas positivas nos meses de fevereiro e março. A primeira delas é a informatização na entrega de EPIs e uniformes, além do controle efetivo do estoque em todas as filiais TW, cujos resultados chegam a 96,7% e 86,4%, respectivamente. Em relação ao prazo de entrega de mercadorias, também tivemos um aprimoramento significativo, atingindo um percentual sobre a meta de 101,5% no Projeto de Performance de Entregas. 

Outros dois pontos têm a ver com a gestão da rotina operacional e a redução no número de ocorrências operacionais. Para tanto, foi criada uma equipe de solução de problemas e já pode ser observada uma diminuição de 32% no número de registros de falta de mercadoria. Entre as ações que colaboraram com esse dado está a implantação de uma nova sistemática de acompanhamento da qualidade e a conferência eletrônica de mercadorias. Segundo o Indicador de Eficiência Operacional sobre Faltas (IEOF), os dados foram extremamente positivos e seguem evoluindo constantemente. Em março, o percentual atingido sobre a meta foi de 109,7%

Ótimos resultados, não é mesmo? Segundo a líder do projeto Central do Lean, Ana Milani: “a mudança cultural depende das pessoas e o Lean é voltado para todos que têm interesse e proatividade na resolução de problemas. A maturidade e o comprometimento das equipes, com a evolução no engajamento, refletem diretamente nos bons resultados apresentados pela TW”.

Agradecemos a todos os nossos colaboradores que têm se empenhado na constante melhoria de nossos produtos e serviços, com foco na satisfação de nossos clientes. Juntos podemos ainda mais! 

 

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