Kanban:oqueéecomoajudaaaumentaraprodutividade?

Você já ouviu falar sobre o Kanban? Não? Esse método de produtividade é capaz de agilizar as operações da empresa, auxiliando para que alcancem os resultados mais rápido. Também para que atendam o cliente com mais qualidade e assim assegurar um diferencial mais competitivo.  Muitos gestores ainda não sabem como essa ferramenta de produtividade funciona […]

Você já ouviu falar sobre o Kanban? Não? Esse método de produtividade é capaz de agilizar as operações da empresa, auxiliando para que alcancem os resultados mais rápido. Também para que atendam o cliente com mais qualidade e assim assegurar um diferencial mais competitivo. 

Muitos gestores ainda não sabem como essa ferramenta de produtividade funciona e nem como ela é capaz de ajudar no dia a dia. Pensando nisso, a TW Transportes elaborou um conteúdo específico sobre o assunto para ajudar esses profissionais a melhorar a produção.

Ficou curioso para conhecer a ferramenta e saber como ela pode ajudar a aumentar a produtividade? Veja, neste post, o que é o Kanban, como funciona e quais são os benefícios que esse método oferece. Confira!

 

Kanban: o método que aumenta a produtividade

   

Kanban: o que é e como funciona?

O Kanban é um método de produtividade que controla os fluxos de produção e transporte. 

A empresa que utiliza o método consegue fazer com que os colaboradores desempenhem as atividades mais rápido, e isso porque funciona em três etapas simples: o cartão, as colunas e o quadro (o que facilita a compreensão e realização das tarefas). 

O cartão especifica as atividades que precisam ser realizadas para que um objetivo seja alcançado. Por exemplo, para não ocorrer mais atrasos nas entregas, as equipes podem criar um cartão com o seguinte título “acelerar as operações logísticas”.

Os cartões geralmente são separados em cores para indicar quem serão os responsáveis pelos serviços e para especificar quais dessas funções são prioridade.

As colunas representam o status dos cartões. Ou seja, eles separam aquelas atividades que estão sendo planejadas, executadas ou as que já foram cumpridas. Os cartões devem ser movimentos entre essas três colunas (ou mais) conforme o status do serviço for atualizado.  

Já o quadro do Kanban representa a visão sistêmica sobre todo o negócio. Nesse espaço são organizadas todas as colunas e também os cartões. 

 

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Por que o método Kanban é necessário?

O Kanban é um método bastante interessante para as empresas que querem otimizar os serviços e melhorar a produtividade. Possui finalidades importantes, sendo as principais:

  • Equilibrar os processos: para que as atividades não sejam interrompidas por conta de tarefas que deveriam ter sido entregues anteriormente.
  • Gerenciar o desempenho do trabalho: para que os gestores tenham uma visão mais ampla sobre o que está acontecendo dentro da empresa. Também, para analisarem em que ritmo as tarefas estão sendo realizadas.
  • Limitar a quantidade de funções: para respeitar a capacidade produtiva de cada indivíduo.

O método pode ser dividido entre o Kanban de Produção e o Kanban de Movimentação. O Kanban de Produção é focado no gerenciamento das tarefas e esse geralmente é desempenhado  em três colunas: a fazer, em execução e feito. 

Cada coluna possui uma série de cartões que representam as atividades que precisam ser cumpridas. Conforme o trabalho for sendo realizado, as equipe podem modificar o status dos cartões. Essa modalidade é mais utilizada por profissionais de marketing, equipe comercial e prestação de serviços.

Já o Kanban de Movimentação têm como proposta realizar o controle das entradas e saídas da empresa. Ou seja, pode ser utilizado para aprimorar ainda mais a logística dos negócios. Assim como a modalidade anterior, o Kanban de Movimentação também funciona por cartões. 

Cada cartão contém informações relacionadas a compra e venda de produtos, e conforme o volume dos estoques é atualizado o status do cartão muda. O método também pode ser utilizado para controlar as frotas e gerenciar as entregas. 

O Kanban de Movimentação pode ser interno (para o controle da empresa) e externo (para o controle de fornecedores e trabalhadores fora da empresa).

 

Quais são os benefícios do Kanban?

Mais autonomia para a equipe

O gerenciador Kanban funciona de forma visual. Logo, fica fácil para o trabalhador olhar o quadro e entender o que realmente precisa ser feito na empresa. A simplicidade com que as tarefas são apresentadas no painel estimula a autonomia das equipes uma vez que podem verificar o andamento das funções pessoalmente. 

 

Priorização de tarefas

As tarefas no Kanban podem ser priorizadas de acordo com um esquema de cores. O profissional de logística, por exemplo, pode lançar no quadro os cartões mais importantes e assim garantir mais foco na realização das atividades.

 

Aumento da produtividade

A priorização de tarefas é um grande diferencial desse método. Quando existe o direcionamento das atividades e quando toda a equipe tem clareza sobre o que precisa ser feito, a produtividade na empresa só têm a aumentar.

 

Redução de custos

Com o Kanban é mais fácil gerenciar e direcionar as equipes. Isso significa que a empresa pode economizar bastante com a mão de obra e tempo.

 

Colaboração entre os funcionários

O Kanban é um método que consegue centralizar todas as operações. As equipes podem olhar para o quadro antes de executar as tarefas, contribuindo para que todos na empresa trabalhem de forma mais colaborativa. 

Mais agilidade e eficiência

Essa ferramenta de produtividade também é importante porque garante mais agilidade nos processos. Ao estabelecer quais tarefas são importantes e precisam ser realizadas, os colaboradores se tornam mais conscientes para entregar tudo dentro do prazo.   

 

Viu só como aumentar a produtividade pode ser simples? 

Com o método Kanban os seus colaboradores podem desempenhar as tarefas mais rápido. Consequentemente, os prazos com o cliente serão todos cumpridos e o público ficará mais satisfeito. A empresa alcançará resultados positivos em pouco tempo e a chance de melhorar a reputação só cresce.

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