GestãoLogística:5FerramentasparaOtimizarsuaEficiênciaemEntregas

Entenda quais são as ferramentas de produtividade que vão ajudar na logística da sua empresa e como cada uma delas pode ser útil para otimizar as entregas.

Um dos diferenciais mais competitivos que a empresa pode oferecer aos clientes é realizar as entregas dentro do prazo. No entanto, muitas ainda não conseguem dar essa garantia justamente porque não possuem uma gestão logística eficaz em suas operações.

Por sorte, já existem ferramentas que foram desenvolvidas para facilitar as atividades e que contribuem para que os colaboradores otimizem o trabalho e não atrasem mais as entregas. Recursos como o Trello e Sistemas ERP, por exemplo, são apenas alguns recursos utilizados para aumentar a produtividade.

Quer saber como essas ferramentas podem ajudar o seu negócio a não atrasar mais as entregas? Veja, neste post, quais são as ferramentas mais utilizadas na logística e como cada uma delas funciona. Também, quais são os recursos que as transportadoras utilizam para otimizar os serviços. Confira!

 

Gestão Logística

Ferramentas para melhorar a produtividade

CRM 

Customer Relationship Management, também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta utilizada para armazenar e gerenciar as informações relacionadas às interações com os clientes.  

Em outras palavras, é um recurso interessante para as empresas que querem saber avaliar opiniões e descobrir, de fato, quais são as necessidades do consumidor.  Algumas das vantagens em adotar essa ferramenta são: 

  • Otimização de tempo
  • Monitoramento da equipe de vendas
  • Relação mais próxima com os clientes
  • Integração de equipes;
  • Utilização remota;
  • Maior satisfação do consumidor.

ERP 

Enterprise Resource Planning, também conhecido como Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema integrado de gestão que reúne as informações de diversos setores em um único banco de dados. Por possibilitar a automação e a armazenagem de todas as informações, o ERP é considerado o pilar dos negócios eletrônicos.

De acordo com o Wikipédia, os principais benefícios em adotar a ferramenta são:

  • Adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes;
  • Agilidade empresarial;
  • Aprendizado em TI;
  • Eliminar a redundância de atividades;
  • Acabar com o uso de interfaces manuais;
  • Incorporação de melhores práticas aos processos internos da empresa;
  • Melhor controle das operações;
  • Melhoria de infraestrutura de Hardware;
  • Aprimorar o fluxo e a qualidade das informações dentro da organização;
  • Otimizar o processo de tomada de decisão;
  • Mais qualidade e eficácia;
  • Minimizar as incertezas do Lead time;
  • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado;
  • Diminuir o tempo dos processos gerenciais;
  • Contenção da carga de trabalho;
  • Redução de custos e estoque.

 

Sistema de rastreamento 

Por meio de um software de rastreamento as empresas são capazes de melhorar a produtividade e a gestão logística. Uma vez que é possível catalogar e monitorar cada item na ferramenta, os profissionais conseguem identificar com mais facilidade qual é a posição exata de um produto.

Esse recurso, além de otimizar a localização das mercadorias, garante também um relacionamento mais transparente com o consumidor. Afinal, consegue acompanhar todas as etapas da sua compra (desde o pedido até a entrega), o que garante à ele mais segurança e credibilidade sobre a empresa.

 

Software de gestão de estoque

Quando falamos em logística automaticamente estamos falando da armazenagem de produtos. Contar com um sistema de gestão de estoque é importante porque as equipes conseguem ter mais controle sobre o que entra e sai da empresa. Também, porque impede a indisponibilidade ou a aquisição desnecessária de mercadorias.

Os software de gestão de estoque fornecem informações precisas sobre como está a situação do armazém, o que facilita e muito a tomada de decisão relacionada a compra ou venda.

 

Sistema para gestão de frotas

Ter um software de gestão de frotas permite que a transportadora melhore ainda mais a integração com os motoristas. Pode ser útil para reduzir os custos de combustível (uma vez que ajuda no monitoramento e planejamento das frotas) bem como facilitar o controle operacional  sobre os veículos.

Com um sistema de gestão de frotas a empresa de transportes também consegue realizar a manutenção dos ativos corretamente, ter mais economia com os pneus, otimizar os processos e melhorar os serviços de entrega. 

 

TMS 

Transportation Management System, mais conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte, é uma ferramenta desenvolvida para melhorar a produtividade e a qualidade do processo de distribuição

O software é bastante útil para as transportadoras já que auxilia na manutenção de suprimentos, controle de fretes, operações de entrega e faturamento do transporte. Também consegue ajudar os profissionais no controle de custos, manutenção da frota e planejamento do estoque. 

Não só isso, o sistema ainda permite que a transportadora elabore roteiros, realize o rastreamento de produtos e até emita documentos como, por exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

 

Trello

O Trello é uma ferramenta de gestão que organiza todas as tarefas em quadros. Ele informa o que está sendo feito pelos trabalhadores, quem são os profissionais responsáveis e em que etapa está uma atividade específica. 

Por se tratar de uma ferramenta multifuncional e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades de seus usuários, as empresas podem aplicar o Trello para organizar as funções, separar os pedidos, planejar as entregas, entre outros.

 

WMS 

O Sistema de WMS (Warehouse Management System) é um software de gerenciamento que ajuda no controle das informações relacionadas ao estoque. Com ele é possível localizar as mercadorias mais rápido, acelerar a produtividade e diminuir o tempo de movimentação e erros de expedição. 

Em outras palavras, é uma ferramenta utilizada para maximizar o uso de espaço dos armazéns.

 

Percebe como a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar ainda mais os serviços de entrega? Por meio das ferramentas acima é possível ter uma gestão logística mais eficiente e com base nisso assegurar um diferencial mais competitivo no mercado.

Gostou do tema? Está em dúvida sobre como transportar com mais agilidade ou ainda não sabe qual é a transportadora certa para realizar esse tipo de serviço? Então clique e entre em contato com um dos especialistas da TW para ajudá-lo. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades.

Últimas Postagens

Todas as postagens

Interessado?

Vamos conversar. Envie sua mensagem!
Responderemos o quanto antes.