Embalagens:comousá-lasparaencantarosseusclientes?

Embalagens podem ser um ótimo meio para encantar clientes. Investindo em design e pensando em suas embalagens como meios de comunicação, você pode melhorar a experiência que proporciona e, assim, fidelizar clientes.

Se eu te dissesse que as embalagens têm uma utilidade maior do que só proteger os produtos, você acreditaria? Então, a verdade é que elas podem se transformar em uma ferramenta poderosa para atrair, encantar e fidelizar os consumidores. Também, um diferencial competitivo para ajudar as marcas a melhorarem a sua comunicação, a experiência e o contato com os clientes. 

Tão importante quanto os anúncios de marketing, as embalagens estão sendo vistas como uma estratégia de comunicação visual e um meio de melhorar a experiência que clientes têm com marcas. E, como agradar o mercado têm se mostrado um desafio cada vez maior, sai na frente aquela empresa que realmente está preocupada com os detalhes. Que nesse caso são as embalagens

Quer saber como melhorar a experiência do seu público e conquistar mais vendas? Veja, neste post, por que a logística e o design das embalagens são importantes e como é possível usar delas para encantar os seus compradores. 

 

 

Embalagens: por que elas são importantes?

Não se deve julgar um livro pela capa, certo? No entanto, no mundo das vendas, a aparência significa muito e é o que realmente vai importar quando o assunto é escolher um produto. Nas prateleiras, se destacam aquelas mercadorias que possuem melhor aparência e design

A marca Ferrero Rocher, por exemplo, é uma das que mais se sobressaem no segmento de chocolates. Quem já não passou por uma loja e não desejou comprar pelo menos um dos produto? Todo mundo! O preço não parece ser relevante na hora, até porque cada consumidor tem aquela sensação de exclusividade oferecida pela empresa. Eles vêem a embalagem e imediatamente pensam: sim, eu mereço! 

Aqui podemos a ver que, não importa qual é a área do mercado, todas as empresas deveriam estar mais preocupadas com a logística das suas embalagens e a sua reputação. Não só para comercializar os produtos, mas sim em proporcionar experiências satisfatórias para que cada consumidor se sinta valorizado

E se você pensa que a entrega de um produto, feita por transportadoras, está fora dessa lista é melhor reavaliar esse pensamento, viu? Afinal, quem não gostaria de receber uma encomenda com o todo capricho?

 

A embalagem ideal para o seu produto

Agora que você já sabe o porquê delas serem tão importantes, que tal descobrir qual é o tipo de embalagem ideal para o seu produto?

Comunicação visual: Não fique acomodado às embalagens tradicionais. Invista mais na comunicação visual e surpreenda o seu cliente com um pacote diferenciado. Se ainda não sabe como fazer isso, estude os concorrentes para saber o que eles já estão oferecendo. Pesquise tendências, ideias e busque novas formas de se sobressair. E, claro, sempre cuidado para não fugir dos padrões estabelecidos. 

Conservação: A embalagem é importante, mas de nada vai adiantar se o produto não chegar intacto até o comprador. Na hora de selecionar o pacote certo, veja se a opção é a mais indicada para o seu tipo de mercadoria. Se a embalagem oferece a proteção necessária e se ela vai condicionar o seu produto com eficiência até o destino. 

Informações: Para melhorar a segurança, é extremamente importante destacar na embalagem todas as características do seu produto. Se for uma mercadoria frágil, como taças de vidro por exemplo, especifique. Se for alimentício, rotule. É possível melhorar a conservação dos seus itens apenas disponibilizando as informações certas nos pacotes. 

Código de barras: Otimizar o serviço de distribuição ajuda a sua empresa a entregar mercadorias mais rápido. A precisão do código de barras é importante porque facilita o trabalho de distribuidores e revendedores. Eles e os clientes não querem receber seus produtos errados, por isso tenha cuidado com os códigos destacados nas embalagens. 

Distribuição: Também tenha cuidado ao tamanho das suas embalagens. Opte sempre por aquelas que possuem o formato mais adequado para a sua mercadoria, e que podem ajudar no desempenho da distribuição com a transportadora. Se alocadas nas embalagens certas, o volume de produtos transportados pode ser maior nos caminhões. 

Sustentabilidade: Uma empresa preocupada com o meio ambiente consegue se destacar entre as concorrentes. E como grande parte das embalagens acaba indo pro lixo, fica sob a sua responsabilidade pensar em soluções para amenizar os impactos. Você pode optar utilizar materiais que sejam biodegradáveis, por exemplo, ou que possam ser utilizados de outra forma pelos clientes .

 

Como usar as embalagens para encantar clientes?

Personalize as embalagens

Qual é a proposta da sua empresa? Certamente a sua marca possui uma identidade própria, certo? Então é importante que os seus clientes consigam ver isso no instante em que forem receber as mercadorias. Transmita essa identidade, personalizando os seus pacotes. Assim, quando o cliente receber o produto, ele terá uma sensação agradável de reconhecimento e satisfação. Nem terá aberto a mercadoria, e mesmo assim se sentirá mais conectado com a sua marca.

 

Não tenha medo de ser sustentável

Muitas empresas deixam de usar materiais reciclados e biodegradáveis por acreditarem que a aparência deles não irá favorecer a marca. O que pode acabar sendo um equívoco. Hoje já é possível selecionar embalagens ecologicamente corretas e surpreender os clientes da mesma forma. Basta saber escolher os materiais certos e não ter medo de ser diferente.

 

Garrafa de Coca-Cola, sem o logotipo

Você não precisa nem ver o logotipo para saber qual é a marca desta bebida.

Invista no design do pacote

Ainda que o preço de embalagens customizáveis sejam um pouco mais caro, a chance da sua empresa conseguir satisfazer os clientes acaba sendo muito maior. E se eles se sentem valorizados pela marca, é bastante provável que fiquem motivados a repetir uma compra ou até mesmo indiquem os seus produtos para outros possíveis compradores.

 

Ofereça opções de reaproveitamento

Além dos materiais recicláveis, existe outra alternativa interessante que pode ajudar a empresa a ser mais sustentável: a reutilização. Isto é, oferecer ao consumidor uma embalagem que pode ser utilizada para outros fins que não o empacotamento. As caixas personalizadas, por exemplo, são uma ótima opção. Você pode criar algo inovador, criativo e que motive os seus clientes a conservarem a embalagem. Dessa forma, eles terão algo a mais para suprir outras necessidades.

 

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