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Quer medir a qualidade de entrega dos seus produtos mas não sabe como fazer isso? Veja, neste post, 4 métricas importantes que vão ajudar a medir o desempenho das suas entregas.

Desempenho em Logística: 4 Métricas-Chave para você medir a qualidade de entrega de seus produtos

A logística deixou de ser apenas uma especialidade da administração. Embora seja responsável por organizar as informações e os recursos da empresa, nos últimos tempos ela passou a ser vista também como uma função estratégica de negócios. Hoje, pode ajudar os gestores na otimização das entregas, controle de estoques, a melhorar resultados e até mesmo consolidar clientes. Assim, medir o Desempenho de Logística tem sido mais importante a cada dia.

As métricas-chave, que referem-se às estatísticas e medidas de desempenho, são valores utilizados para mensurar os resultados desses processos. Por meio de um comparativo, oferece aos profissionais parâmetros sólidos para que possam avaliar o crescimento das vendas, apontar tendências de mercado, tomar decisões, enfim.

Quer saber como anda o seu desempenho de logística? Veja, neste post, porque medir essa performance é importante, e saiba quais são as métricas-chave que você precisa utilizar caso queira medir a qualidade de entrega dos seus produtos. Confira!

 

Desempenho de Logística: Porque é importante utilizar métricas-chave?

As métricas-chave são importantes. Sem elas, as empresas não sabem afirmar com certeza o que está dando certo e nem identificar o que precisa ser melhorado. Por não terem acesso à essas informações, muitos gestores podem acabar formulando estratégias erradas e tomando decisões de maneira equivocada.

Isso, além de impactar o financeiro da empresa, acaba também prejudicando os resultados dos negócios seja em curto, médio ou longo prazo.

Como o mercado está se modificando depressa, é necessário que as organizações consigam acompanhar todo esse desenvolvimento. Isso caso queiram se manter competitivas. Por isso, para ter espaço para crescer e vender mais com qualidade, é preciso que entendam o que está acontecendo ao redor e também como a sua empresa está se comportando.

Só assim é possível identificar quais são os erros, descobrir oportunidades e com isso, conquistar resultados consistentes e significativos.

 

Métricas-chave para medir a qualidade de entrega de produtos

Agora que você já sabe a importância de utilizar as métricas-chave, que tal ver algumas estatísticas para acompanhar o desempenho das suas entregas? Lembre-se, esses dados são cruciais para que você descubra quais ações estão precisando de ajustes. E também para que saiba quais medidas serão necessárias para realizar as correções.

 

Tempo de Entrega

Essa métrica calcula o cumprimento dos prazos de entrega e é um dos principais indicadores de desempenho da logística. O tempo que a mercadoria leva para chegar até o cliente é o que vai determinar o grau de capacidade da empresa, a competitividade em relação às outras marcas, o quanto o controle dos produtos é bom, e qual é o nível de experiência dos motoristas que realizam o transporte.

Tudo isso impacta nos resultados. Por isso acompanhar o desempenho do tempo, desde a solicitação de um pedido até a sua entrega, permite que você analise quais os estágios que precisam de otimização. Caso os resultados não estejam sendo positivos, é necessário ver se a demora não está ocorrendo na separação das mercadorias, no carregamento dos caminhões, na realização dos fretes, enfim.

Verifique as áreas responsáveis pelo transporte e veja o que pode ser feito para agilizar as entregas dos seus produtos.

 

Percentual de Entregas com Produto Danificado

Outra métrica importante é o percentual de entregas de produtos danificados. Esse indicador permite que você realize um comparativo detalhado para ver a qualidade dos serviços dos motoristas, a rota que está sendo utilizada, o grau de dificuldade no transporte, a infraestrutura dos veículos, entre outros.

É importante analisar se as mercadorias não estão deixando os depósitos já com algum defeito. Neste caso, os problemas podem estar acontecendo durante a separação dos pedidos ou até mesmo na alocação dos itens dentro dos caminhões. Verifique também se não é o percurso nas rodovias que está realmente afetando os produtos.

Analise os percentuais para identificar onde está o problema. Quantidade de produtos devolvidos, quais clientes recebem produtos com defeito, qual é a empresa responsável pelo transporte. Depois disso, sugira melhorias e formule algumas estratégias para que as mercadorias sejam transportadas com mais segurança.

Caso falhas continuem acontecendo, reflita se as divergências podem não estar ocorrendo com a sua transportadora.

Verificar o processo de embalagem de suas mercadorias é um ponto importante para garantir um bom desempenho em logística.

 

Percentual de Produtos Devolvidos

Porque os seus clientes estão devolvendo as mercadorias? Elas estão chegando com defeitos? Houve algum erro na hora de despachar os pedidos? Os clientes receberam produtos que não condizem com o que eles realmente compraram? Será que a transportadora não realizou um bom serviço e acabou danificando os itens?

Essa métrica leva em consideração a quantidade de produtos devolvidos em menos tempo. Acompanhar o percentual é importante para minimizar os prejuízos e impedir que erros assim se tornem frequentes. Se as métricas são altas, por exemplo, é importante que você reveja toda a logística para impedir essas devoluções.

Erros podem acontecer, claro, e é compreensível. Porém, se o percentual se mantém elevado por muito tempo, pode ser que você esteja contribuindo para que os problemas continuem. Além de estar prejudicando a reputação do seu negócio, os consumidores podem começar a questionar a qualidade dos serviços e produtos.

E você não quer perder espaço para a concorrência apenas porque alguns descuidos estão acontecendo, certo? Assim sendo, realize uma análise detalhada para ver como o processo de entrega está sendo realizado e veja quais são os pontos que precisam de mudanças no transporte.    

 

Feedback Recebido Após Entrega

Os seus clientes estão satisfeitos com as mercadorias? As entregas foram realizadas dentro do prazo ou tiveram atrasos? Como estava a aparência das embalagens assim que chegaram ao destino? As caixas se encontravam em condições adequadas ou foi apontado algum defeito?

Todas essas questões são importantes. Solicitar o feedback após a entrega mostrará como está o nível de satisfação dos seus consumidores, como está sendo o seu desempenho no mercado e também se a sua marca está se mantendo competitiva em relação as outras.

Caso as métricas sejam positivas, ótimo! Você pode pensar em formas de melhorar ainda mais a experiência. Do contrário, é necessário avaliar toda a performance interna e externa do seu negócio para apontar as modificações.

 

Gostou do tema? Quer saber mais sobre a logística de transportes é como é possível otimizar ainda mais suas entregas? Então clique e acesse o nosso blog. Assim você ficará por dentro de todos os conteúdos!

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