Como reduzir os custos e melhorar o controle de estoques adotando o método Just In Time | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Como reduzir os custos e melhorar o controle de estoques adotando o método Just In Time

MKT TW

Autor

O Just in Time é um sistema de administração que indica que tudo na empresa deve ser adquirido, fabricado e transportado no momento certo. A influência do Just in Time vai além do que só controlar os estoques e reduzir os custos de armazenagem. Por meio desse sistema, os produtos e materiais são programados para chegar até o local de aplicação em uma data específica.

Quem não gostaria de reduzir os custos relacionados ao armazenamento de produtos, economizar na compra dos materiais e ainda assim atender o mercado com o máximo de qualidade?  O Just in Time, um sistema de administração da produção criado pela marca Toyota, foi desenvolvido para ajudar as empresas a produzir, comprar e transportar apenas o que é necessário, quando necessário. Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa modalidade e descobrir quais são os benefícios que ela oferece para a logística, não deixe de ler esse post até o final!    

Just in Time: o que é?

O Just in Time é um sistema de administração que indica que tudo na empresa deve ser adquirido, fabricado e transportado no momento certo.  A metodologia teve início na empresa Toyota Motor Corporation uma das maiores fabricantes automotivas, com sede no Japão para ajudar as equipes de gestão a coordenar a produção no menor tempo possível e apenas com os materiais necessários. Esse método pode ser aplicado em qualquer ramo de negócio, e o seu objetivo é auxiliar as empresas a reduzir ao máximo o volume dos estoques e os custos relacionados à produção. Por meio desse sistema, os produtos e materiais são programados para chegar até o local de aplicação em uma data “x”. Ou seja, os itens são fabricados e entregues a tempo de serem comercializados. Logo, não existe necessidade da empresa ficar com elementos estagnados no armazém. Para que a metodologia realmente funcione, é importante que os fornecedores e as transportadoras estejam cientes e capacitadas para realizar as entregas na frequência certa.   

A influência do Just in Time na logística 

A influência do Just in Time vai além do que só controlar os estoques e reduzir os custos de armazenagem. Na verdade, esse sistema têm sido bastante utilizado porque contribui com a logística da empresa ao otimizar o tempo de produção e as entregas.  Por meio da política do Just in Time, o gestor consegue administrar o reabastecimento dos estoques no momento ideal e na quantidade necessária, sempre priorizando a demanda dos pedidos e a qualidade.  Um dos pontos mais interessantes desse sistema é que a empresa consegue aumentar o nível de satisfação dos seus clientes, uma vez que o foco não é necessariamente a quantidade, mas sim a qualidade dos produtos.  

Quais são as principais vantagens do sistema Just in Time?

Os benefícios do Just in Time podem ser observados em todo o negócio. Porém, dentro da logística, as suas principais vantagens são:  

Diminuição do espaço físico

Que empresário quer ver o seu investimento parado nas prateleiras, perdendo valor? E pior, gerando custos e gastos que poderiam ser evitados?   O sistema Just in Time contribui para que as empresas não dependam mais dos espaços para a armazenagem e conservação de produtos. Essa vantagem é interessante porque diminui a necessidade de um gerenciamento e contribui para que os trabalhadores e líderes tenham mais tempo para desempenhar outras atividades.   

Evita o desperdício

Os principais desperdícios ocorrem durante a fase de produção. Essas perdas financeiras podem estar relacionados ao descarte de produtos defeituosos, a utilização incorreta dos materiais ou até mesmo nos custos elevados de manutenção e armazenamento.  Porém, o Just in Time ajuda a reverter essa situação.  A empresa passa a seguir uma política mais consciente que impede o acúmulo de materiais nos estoques e também evita maiores perdas durante a fabricação dos itens. Os profissionais passam a definir, com mais sensatez, qual é a quantidade ideal de insumos e equipamento que precisam ser adquiridos.   

Mais qualidade dos produtos

As empresas sempre estão buscando soluções para reduzir os custos e eliminar as falhas. Esses fatores podem acabar prejudicando o preço final das mercadorias e a qualidade dos produtos. A política Just in Time é uma alternativa inteligente porque consegue garantir que os itens sejam produzidos corretamente dentro do planejado e apresentadas para o cliente com mais qualidade, no tempo certo.   

Redução do estoque

O excesso de produtos e materiais nos depósitos se tornam uma desvantagem à longo prazo. As mercadorias que ficam estacionadas nas prateleiras por muito tempo significam desperdício de dinheiro. Fora que a utilização inapropriada dos espaços acaba resultando em custos elevados de armazenagem. Com a metodologia Just in Time os profissionais não precisam mais se preocupar com isso porque os itens possuem um giro contínuo. A empresa consegue reduzir o estoque e a produção passa a ser feita apenas com a demanda necessária de matéria-prima.   

Favorece o fluxo de caixa

Para que uma empresa tenha uma boa saúde financeira é necessário que ela tenha controle sobre todas as entradas, saídas e despesas, certo? O Just in Time permite um maior controle sobre a movimentação do caixa, uma vez que os profissionais de gestão passam a realizar a comprar de materiais apenas quando necessário. Ou seja, os recursos da empresa acabam sendo melhor administrados, evitando assim os gastos em excesso.   

Mais controle sobre os processos 

Um item só consegue ser produzido corretamente e entregue no tempo certo se existir um controle adequado sobre todos os procedimentos. Como a metodologia Just in Time auxilia os profissionais de gestão no planejamento dos negócios, a produção e a logística da empresa consegue ocorrer de forma muito mais sincronizada. As operações passam a ser concluídas sem erros, reduzindo assim o risco de tarefas serem repetidas ou até mesmo de produtos apresentarem defeitos.  

Aumento na satisfação do cliente

O Just in Time possibilita que as equipes controlem os seus processos. Também, que analisem cada mercadoria com mais atenção e cuidado. Esse conhecimento, à respeito dos itens que apresentam mais complicações, permite que os gestores atuem com mais sabedoria quanto à distribuição dos produtos. Se os itens oferecem qualidade e são oferecidos ao cliente no tempo que ele precisa, maior se torna a satisfação dele junto da marca.    Percebe como a política Just in Time pode auxiliar a sua empresa? Beneficia a gestão dos processos logísticos, simplifica os processos, ajuda a elevar a qualidade dos produtos e ainda assim reduzir os custos. Ou seja, é um sistema de administração de produção interessante para quem quer alavancar os ganhos e se sobressair no mercado.  Gostou das dicas? Está precisando de ajuda na logística ou quer ter acesso a outros conteúdos para reduzir os custos e agilizar os processos? Então clique e continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

Transporte para o Mercosul: qualidade e segurança são fundamentais

Dia do Consumidor: encantando seus clientes

Mulher na Logística: quebrando barreiras